OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PASSO FUNDO Notícia da edição impressa de 17 de Fevereiro de 2020.

Programa quer criar espaços inovadores em escolas da cidade

Renovar o espaço escolar com intervenções estéticas conceituais faz do Minha Escola de Cara Nova um importante programa em Passo Fundo. Criado pela prefeitura, a iniciativa já atendeu 33 instituições de Ensino Fundamental e 33 escolas de Educação Infantil, contemplando mais de 15 mil alunos.

Renovar o espaço escolar com intervenções estéticas conceituais faz do Minha Escola de Cara Nova um importante programa em Passo Fundo. Criado pela prefeitura, a iniciativa já atendeu 33 instituições de Ensino Fundamental e 33 escolas de Educação Infantil, contemplando mais de 15 mil alunos.

 A intenção do programa é inovar os espaços das escolas de forma paralela à formação pedagógica dos professores municipais. O objetivo é qualificar de maneira significativa a aprendizagem. Conforme a coordenadora do Minha Escola de Cara Nova, Luciane Dadia Rodrigues, a reorganização dos espaços e a implantação de ateliês de construção de conhecimentos, espaços literários e lúdicos e brinquedotecas trazem benefícios para toda a comunidade escolar. "A iniciativa tem possibilitado o desenvolvimento da autoestima de alunos e professores, maior autonomia dos alunos nas atividades e acesso aos materiais e objetos. Ainda, conduz os professores a proporcionarem diferentes experiências sensoriais, motoras e cognitivas com os alunos", considera.

 Outro aspecto importante do projeto é que, no decorrer da sua implementação, as escolas vêm compreendendo a sua complexidade. O modo como são organizados os materiais, objetos e espaços externos e a forma como os alunos e professores ocupam esse espaço e interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.

 O ano de 2020 está iniciando com intervenções em várias escolas para recepcionar os alunos. Com elas, a secretaria de Educação busca, além de transformar espaços, criar pontes para que jovens e crianças vivenciem um cotidiano com experiências inovadoras, promovendo situações de cooperação e sustentabilidade que contribuam para a formação de cidadãos conscientes.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br