OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CAPÃO DO LEÃO Notícia da edição impressa de 14 de Fevereiro de 2020.

Aplicativo lançado quer aumentar a produtividade em lavouras de arroz

PlanejArroz vai fornecer informações como localização, época da semeadura e atualizações sobre o clima

PlanejArroz vai fornecer informações como localização, época da semeadura e atualizações sobre o clima


/PAULO LANZETTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Uma parceria que reúne a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e pesquisadores integrantes da Equipe
Uma parceria que reúne a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e pesquisadores integrantes da Equipe
FieldCrops, que conta com membros de universidades, resultou na criação de um aplicativo que prevê facilitar a vida dos cultivadores de arroz. Trata-se do PlanejArroz, que foi oficialmente lançado durante a 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão.
O PlanejArroz é a junção de dois softwares: um desenvolvido pela Embrapa, o GDArroz, que faz a parte de fenologia, como se determinasse a idade da planta; e o outro, o SimulArroz, produzido na Universidade Federal de Santa Maria, que, além da fenologia, também acompanha o crescimento e a produtividade de grãos da planta. O modelo utiliza a energia solar, a transforma em biomassa através da fotossíntese, convertendo em grãos. A junção desses dois modelos foi disponibilizada em um aplicativo de celular, que, inicialmente, está disponível apenas para celulares Android e em versão web.
O PlanejArroz tem como diferencial levar os dois softwares, só utilizáveis em computadores, para um aplicativo de fácil uso. Nele, o agricultor poderá cadastrar suas áreas, com localização e tamanho, e, a partir disso, registrar informações de manejo, como a época de semeadura, por exemplo. O Inmet fornece informações meteorológicas a curto, médio e longo prazos, e os softwares darão acesso à fenologia da planta, para que o produtor consiga calcular se a produtividade será acima ou abaixo da média esperada.
"Ao cadastrar a lavoura, o arrozeiro tem acesso à média histórica de produtividade. À medida que for avançando a safra, a gente vai atualizando com os dados meteorológicos do Inmet para analisar se vai ter um desvio de a produtividade ser maior ou menor que a média. Pensando em ambiente, se há maior disponibilidade de radiação solar, a tendência é que a produtividade aumente. Já em anos de El Niño, que há muita chuva, a produtividade cai. Ou seja, o produtor vai conseguir enxergar se ele produziu mais por conta do manejo ou mais por conta do ambiente. Ele vai conseguir medir isso e saber se o seu manejo pode ser melhorado ou não", explica Michel Rocha, que participa do projeto universitário.
O PlanejArroz, afirma o pesquisador, é o primeiro aplicativo para a produção de arroz que entrega ao produtor informações de produtividade baseado em processos da planta. A equipe FieldCrops é formada por pesquisadores de diversas universidades e instituições do Rio Grande do Sul, do Brasil, da Argentina, do Uruguai e dos Estados Unidos.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br