Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SANTA MARIA Notícia da edição impressa de 12/02/2020. Alterada em 14/02 às 03h00min

Projeto pioneiro no Estado é voltado às energias renováveis

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolve um projeto cujo o objetivo é criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, a fim de alavancar o uso do carro elétrico no Brasil de forma rápida e no mesmo nível de inovação de países europeus. O projeto será executado em 36 meses e as etapas preveem a instalação de duas plantas de recarga rápida de veículos elétricos, uma em Curitiba e outra no campus da UFSM. Será a primeira estação de recarga rápida para veículos elétricos da cidade.

Cada planta contará com geração solar fotovoltaica, sistema de armazenamento e comunicação. Desse modo, a universidade se tornará a primeira no Rio Grande do Sul a instalar um eletroposto para recargas rápidas de veículos elétricos e terá o seu primeiro veículo elétrico.

O projeto teve início em dezembro e foi pensado para agregar o conhecimento sobre gerenciamento de recursos energéticos distribuídos. O foco é no desenvolvimento de uma interface inovadora, multiagente, que apoiará, de um lado, usuários na gestão da carga disponível em seus veículos, na disponibilidade de pontos de carregamento, e, de outro lado, a concessionária, na gestão das condições da rede elétrica e limitações de atendimento às solicitações de carregamento. Ainda prevê-se a definição de modelos de negócio, amparar e expandir as opções vigentes para a recarga de veículos elétricos e que contemplem os interesses dos múltiplos agentes envolvidos.

Espera-se com o projeto, segundo a coordenadora, Luciane Neves Canha, contribuir para o gerenciamento das estações de recarga da maior eletrovia do Brasil, localizada no Paraná, que ajudam a abastecer os carros elétricos da cidade. "Buscamos tornar a UFSM pioneira na instalação de uma estação de recarga rápida, dotada de geração solar fotovoltaica e armazenamento de energia, e na aquisição de um veículo elétrico que possibilitará a realização de pesquisas voltadas à mobilidade eficiente, redução de gases de efeito estufa e gerenciamento de recursos renováveis", comenta Luciane.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300