OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CANOAS Notícia da edição impressa de 10 de Fevereiro de 2020.

Novo residencial popular passa a abrigar 300 famílias na cidade

Residencial foi construído para reassentar moradores da Vila Araçá

Residencial foi construído para reassentar moradores da Vila Araçá


VINICIUS THORMANN/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Já faz um mês que os ex-moradores da Vila Araçá tiveram sua vida transformada. O reassentamento, que levou as famílias da área para o Residencial Pistoia I, deu a elas a oportunidade de deixarem moradias insalubres e passarem a viver em um condomínio totalmente regularizado.

Já faz um mês que os ex-moradores da Vila Araçá tiveram sua vida transformada. O reassentamento, que levou as famílias da área para o Residencial Pistoia I, deu a elas a oportunidade de deixarem moradias insalubres e passarem a viver em um condomínio totalmente regularizado.

Obviamente, uma mudança tão grande requer um período de adaptação, e os moradores não estão sozinhos neste momento. A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação desenvolve um trabalho técnico-social com as famílias que foram para o residencial. São promovidos encontros com os moradores com base nos seguintes eixos: mobilização organizacional e fortalecimento social; educação ambiental e patrimonial; desenvolvimento socioeconômico; e assessoria à gestão condominial. Os novos condôminos têm se mostrado receptivos à nova realidade, e basta conversar com eles para que se entenda o quanto a mudança impactou em suas vidas e em seus planos.

Priscila Cardoso Alves Franco vivia há quatro anos na área ocupada, junto de seu marido e dos filhos. Ela revelou que tinha receio da mudança, já que estavam acostumados a ter pátio e trabalhavam com comércio na área da ocupação. No entanto, contou que, ao chegarem no Pistoia I já perceberam que teriam condições de vida muito melhores e, passado um mês, já nem consideram voltar para a realidade de antes. "É outra vida aqui, melhorou demais para nós e para as crianças, tem estrutura, é organizado e seguro. A gente quer montar nesse lugar mesmo a nossa vida, conseguimos ver aqui um futuro para nós e para os nossos filhos", projetou Priscila.

Em dezembro, a Caixa Econômica Federal formalizou a assinatura de contrato de 300 apartamentos no Residencial Pistoia I, no bairro Rio Branco. Foram contempladas 157 famílias provenientes de áreas de invasão, 51 famílias cadastradas no banco de dados do Programa Minha Casa, Minha Vida de Canoas e 92 em situação de vulnerabilidade, que se cadastraram no programa de assistência social da prefeitura. As mudanças para as novas moradias começaram a ocorrer logo após a assinatura dos contratos.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br