Área de escola estadual passa a ser do município - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
VENÂNCIO AIRES Notícia da edição impressa de 20/01/2020. Alterada em 20/01 às 03h00min

Área de escola estadual passa a ser do município

Uma pauta antiga da comunidade de Vila Santa Emília começou a ser, enfim, resolvido. O imóvel que abriga a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz agora é oficialmente do município de Venâncio Aires. O prefeito Giovane Wickert assinou o termo que dá o direito de uso do prédio. O imóvel era de propriedade da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que alugava o local para o governo estadual.

 A história se arrastava desde a década de 1980, quando CNEC deixou de administrar a escola e alugou o prédio para a instalação da escola. O Executivo gaúcho, desde então, está inadimplente e a dívida de aluguel já passa dos R$ 90 mil. As tratativas para solucionar os problemas do educandário eram recorrentes. Em 24 junho do ano passado, o município tornou o prédio de Utilidade Pública de Interesse Social para fins de desapropriação, por ser necessária a construção de uma escola infantil.

 Agora, com o termo, a prefeitura pretende fazer uma cessão de uso e após, a intenção do prefeito é de repassar a posse do imóvel para ao Executivo estadual. "Estamos muito felizes com mais esta conquista, uma história que se arrastava por décadas e que conseguimos resolver e achar uma solução que contemple os sonhos daquela comunidade. Vamos conversar com os moradores, pois temos a intenção de construir uma escola infantil e, se for de consenso da comunidade podemos desmembrar a área, deixando um pedaço do imóvel para o educandário e doar o restante para o Estado, para que eles possam gerir o espaço e fazer as ampliações e reformas que tanto esperam", disse Wickert. Para a doação, o processo deverá passar pela apreciação dos vereadores.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300