Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SANTA CRUZ DO SUL Notícia da edição impressa de 14/01/2020. Alterada em 15/01 às 03h00min

Município construirá primeiro posto de saúde totalmente sustentável do Brasil

O município de Santa Cruz do Sul anunciou um projeto pioneiro para a área da saúde. Será construído o primeiro posto de saúde sustentável do Brasil na cidade. Cerca de 4,2 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade que começa a ser construída nesta semana e deve ser entregue até o fim do ano.

 O posto terá um sistema para coleta e armazenagem de água da chuva, que permitirá a utilização de recursos hídricos não-potáveis nas descargas dos vasos sanitários e também para regar os canteiros e horta da unidade. As lâmpadas usadas serão 100% de led e 70% do abastecimento elétrico do local será feito com energia renovável. Para isso, placas fotovoltaicas serão instaladas e garantirão quase a totalidade da energia consumida no local. "Além da questão ambiental, haverá economia aos cofres públicos, pois vamos gerar a energia que consumiremos", explica o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. 

 O local contará, também, com uma horta para cultivo de chás e plantas medicinais livres de agrotóxicos. Restos de alimentos legumes e vegetais se transformarão em adubo orgânico através de composteiras que também serão instaladas na unidade. Com investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, a estrutura física é completa por farmácia, salas, três consultórios médicos e um odontológico; central de material esterilizado simplificada, além de áreas comuns para pacientes e familiares. O projeto é assinado pela arquiteta do município, Karianne Pacheco.

 A nova unidade carregará o nome de uma importante personalidade santa-cruzense, o sambista Alcemiro dos Santos. O prefeito, Telmo Kirst, destacou a homenagem "Escolhi, pessoalmente, o nome desse meu amigo para denominar o primeiro posto sustentável do Brasil. O Alcemiro era uma pessoa extraordinária, inteligente e um dos melhores músicos que Santa Cruz produziu." A Estratégia de Saúde da Família Pedreira Alcemiro dos Santos será o primeiro de seis postos de saúde sustentáveis que serão construídos em Santa Cruz do Sul. Além do bairro Pedreira, em breve, também iniciarão as obras das novas unidades do Ana Nery/Figueira, Glória, Central, Aliança e Viver Bem.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300