Quebra na safra de uva do município deve chegar a 45% por conta da seca - Jornal Cidades
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
DOM FELICIANO Notícia da edição impressa de 14/01/2020. Alterada em 15/01 às 18h49min

Quebra na safra de uva do município deve chegar a 45% por conta da seca

Variedades da fruta como a Niágara sofreram menos com o clima

Variedades da fruta como a Niágara sofreram menos com o clima


/JOÃO MATTOS/ARQUIVO/CIDADES
Conforme laudos técnicos apresentados no decreto de emergência, devido à estiagem, a colheita da uva em Dom Feliciano terá quebra de até 45%. O índice se apresenta não somente pela seca, mas também devido ao excesso de chuvas que aconteceu no período de floração, em outubro. No ano passado, 75 toneladas de uvas dos 16 produtores de Dom Feliciano foram transportadas para indústrias de sucos de Farroupilha.
O apoio é previsto dentro do Programa Municipal Mais Produção, instituído em 2009. A logística das coletas é coordenada pela Cooperativa Agropecuária Centro Sul (Coopacs). A Coopacs ainda direciona a produção de uva para os programas institucionais do governo federal, como Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O presidente da cooperativa, Alex Gawlinski, iniciou o cultivo de uva em 2010. Hoje, possui 2.200 pés. Ele tem na lavoura três variedades da fruta. "O diferencial, neste ano, foram a Niágara e a Rosa, que se adaptaram mais ao clima seco por tolerarem mais temperaturas altas", considera. A família terá uma quebra de produção em torno de 40%, no mínimo. "A ideia era colher em torno de 15 toneladas, mas ficaremos em oito."
No início desta semana, começou a colheita para a fabricação de suco de uva. Suco e vinho artesanal são produzidos na propriedade mesmo, e a família pretende aumentar a produção dos derivados a fim de compensar economicamente a quebra de produção - oito toneladas, comparadas às 12 toneladas no ano passado. Em 2019, foram produzidos 400 litros em suco, e, neste ano, pretendem chegar a mil litros, além de vinho artesanal. Parte do suco será produzida em fase de teste na agroindústria, hoje administrada pela Cooperativa. Conforme Alex, a produção de tabaco também somou prejuízos, sendo a menor dos últimos 10 anos para a família, com quebra de 40%.
Neste fim de semana, ocorre, no município, a VI Festa da Uva de Dom Feliciano. Os visitantes poderão adquirir uva in natura, suco integral e vinho artesanal, além de outros produtos da agricultura familiar. A abertura da festa acontece às 9h. Haverá almoço - galeto, saladas e uva de sobremesa - e, à tarde, shows musicais, com a participação da Banda Pegada Swingueira, e, às 17h, domingueira com a Super Banda Rota Luminosa.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO

Outras matérias sobre DOM FELICIANO

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300