Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SAPUCAIA DO SUL Notícia da edição impressa de 13/01/2020. Alterada em 15/01 às 03h00min

Biblioteca em posto de saúde incentiva a leitura em pacientes

Além de buscar atendimento médico, os usuários da Unidade de Estratégia de Saúde da Família Primor, em Sapucaia do Sul, vão ao posto pegar livros. No local, funciona a Primorteca, uma biblioteca comunitária que conta com 300 exemplares disponíveis para empréstimo.

 "Gosto de ler desde criança. Depois que saí da escola, lia os livros que pegava emprestado de amigos. Até que um belo dia, os livros apareceram (no posto). Leio um por semana", conta a usuária e leitora assídua da Primorteca, Aline Maria Quadros. Ela destaca que a iniciativa da unidade de saúde é positiva por permitir que várias pessoas leiam o mesmo livro. "O livro tem vida própria, tem que sair da estante, tem que andar", disse. Outra leitora da biblioteca, Soraia Aramburu Bressa revela que prefere os livros de romance e os espíritas, e que a leitura a leva para outros lugares. "O livro te faz viajar, te dá liberdade. Parece que vivemos aquela história que estamos lendo", falou.

 A Primorteca foi criada há um ano, idealizada pela técnica de enfermagem Gabriela Jacinto Elias. O acervo é resultados de doações da equipe do posto e da comunidade. Os empréstimos são de dez dias, podendo ser renovados para mais dez. A médica da unidade, Renata Bazzo, salienta que incentivar hábitos que deem prazer, como a leitura, reflete na saúde dos pacientes. "Além da prevenção, assistência e reabilitação, a promoção da saúde é um dos pilares do SUS. Promover a saúde é promover qualidade de vida, bem-estar. E a leitura traz isso. Temos muitos pacientes de saúde mental, com quadros de ansiedade, e a leitura ajuda muito", disse

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300