OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAPUCAIA DO SUL Notícia da edição impressa de 13 de Janeiro de 2020.

Biblioteca em posto de saúde incentiva a leitura em pacientes

Além de buscar atendimento médico, os usuários da Unidade de Estratégia de Saúde da Família Primor, em Sapucaia do Sul, vão ao posto pegar livros. No local, funciona a Primorteca, uma biblioteca comunitária que conta com 300 exemplares disponíveis para empréstimo.

Além de buscar atendimento médico, os usuários da Unidade de Estratégia de Saúde da Família Primor, em Sapucaia do Sul, vão ao posto pegar livros. No local, funciona a Primorteca, uma biblioteca comunitária que conta com 300 exemplares disponíveis para empréstimo.

 "Gosto de ler desde criança. Depois que saí da escola, lia os livros que pegava emprestado de amigos. Até que um belo dia, os livros apareceram (no posto). Leio um por semana", conta a usuária e leitora assídua da Primorteca, Aline Maria Quadros. Ela destaca que a iniciativa da unidade de saúde é positiva por permitir que várias pessoas leiam o mesmo livro. "O livro tem vida própria, tem que sair da estante, tem que andar", disse. Outra leitora da biblioteca, Soraia Aramburu Bressa revela que prefere os livros de romance e os espíritas, e que a leitura a leva para outros lugares. "O livro te faz viajar, te dá liberdade. Parece que vivemos aquela história que estamos lendo", falou.

 A Primorteca foi criada há um ano, idealizada pela técnica de enfermagem Gabriela Jacinto Elias. O acervo é resultados de doações da equipe do posto e da comunidade. Os empréstimos são de dez dias, podendo ser renovados para mais dez. A médica da unidade, Renata Bazzo, salienta que incentivar hábitos que deem prazer, como a leitura, reflete na saúde dos pacientes. "Além da prevenção, assistência e reabilitação, a promoção da saúde é um dos pilares do SUS. Promover a saúde é promover qualidade de vida, bem-estar. E a leitura traz isso. Temos muitos pacientes de saúde mental, com quadros de ansiedade, e a leitura ajuda muito", disse

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br