Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SANTA MARIA Notícia da edição impressa de 07/01/2020. Alterada em 08/01 às 03h00min

UFSM recebe R$ 1,5 milhão para nova usina fotovoltaica

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu, via Termo de Execução Descentralizada (TED) do governo federal, um recurso de R$ 1,5 milhão. O valor será utilizado para a construção de uma nova usina fotovoltaica na instituição.

 Resultado de um grande esforço da gestão junto ao Ministério da Educação, o recurso potencializa o trabalho que a universidade vem fazendo no campo da eficiência e racionalização energética. O reitor da Universidade, Paulo Burmann, e o vice-reitor, Luciano Schuch, comemoram aquilo, que segundo eles, representa para a pesquisa, para a formação e para uma mudança de cultura sobre a questão energética, ambiental e econômica.

 Para o coordenador do projeto de Eficiência Energética na UFSM e diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, a vinda desse recurso só foi possível devido ao trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Planejamento e a de Infraestrutura, aliado à excelência das pesquisas que a universidade já possui na área. "As pesquisas que já desenvolvemos a partir da usina existente foram excelentes e propiciaram a capacitação necessária para buscarmos esse recurso junto ao Governo Federal. Além disso, a nova construção possibilitará com que possamos investir ainda mais para qualificar o trabalho e a pesquisa que já está sendo desenvolvida", salienta o coordenador.

 A expectativa é que a construção da nova usina gere cerca de 500 kilowatt-hora (kWh), que serão utilizados para fornecer energia para prédios da própria instituição, gerando uma economia na conta de luz da universidade. A previsão é que as obras tenham início em 2020.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300