Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
GRAMADO Notícia da edição impressa de 07/01/2020. Alterada em 07/01 às 03h00min

Alta temperatura traz preocupação aos moradores

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul alerta a população, tendo em vista o calor intenso no Estado (temperaturas a partir de 32 graus) que pode causar inclusive óbitos. Crianças e idosos são mais vulneráveis ao calor excessivo. No grupo de maior risco também encontram-se os portadores de doenças crônicas (hipertensão, arritmia, respiratórias, renais, diabetes e alcoolismo, obesos); acamados; pessoas com transtornos mental ou sofrimento psíquico; e quem utiliza anti-hipertensivos, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos, neurolépticos, entre outros.

 Segundo a médica Veterinária e coordenadora da Vigilância em Saúde de Gramado, Marina Toniolo, pelo fato da população da cidade viver em uma região em que não é muito comum o registro de temperaturas elevadas, boa parte das pessoas não está acostumada a conviver com o calor extremo, o que agrava o risco de mal estar e que pode trazer complicações ao longo da estação mais quente do ano. "Muitas pessoas desconhecem os cuidados básicos com sua saúde em dias tão quentes, como evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e ingerir bastante líquidos. Devemos estar sempre atentos a idosos, crianças e doentes crônicos oferecendo-lhes água e observando para que fiquem em locais à sombra, frescos e arejados", explica.

 Toniolo destaca, ainda, que cuidados semelhantes devem ter com os animais em casa, deixando sempre água fresca à disposição e mantendo-os protegidos do calor, tendo sempre um espaço à sombra, para que possam se abrigar. Para essa semana, há a expectativa que os termômetros não alcancem mais do que 30 graus, trazendo alívio aos moradores.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300