OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
VALE DO TAQUARI Notícia da edição impressa de 02 de Janeiro de 2020.

Associação deve ampliar turismo autoguiado para outras cidades

Imigrante, Nova Bréscia e Lajeado foram apenas algumas cidades que passaram a integrar o projeto Caminho Autoguiado em 2019. A iniciativa completou 300 quilômetros percorridos. Até 2021, a ideia é descobrir ainda mais roteiros pelo Vale do Taquari, chegando a 540 quilômetros de áreas turísticas.

Imigrante, Nova Bréscia e Lajeado foram apenas algumas cidades que passaram a integrar o projeto Caminho Autoguiado em 2019. A iniciativa completou 300 quilômetros percorridos. Até 2021, a ideia é descobrir ainda mais roteiros pelo Vale do Taquari, chegando a 540 quilômetros de áreas turísticas.

 O Caminho Autoguiado, que é realizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), permite que os participantes caminhem ou façam o trajeto de bicicleta orientando-se por placas indicativas, localizadas às margens do caminho. Além do exercício para o corpo e a mente, o roteiro proporciona conhecer a cultura e belezas naturais dos municípios por onde passa. Após a inauguração, o percurso permanece na cidade, possibilitando aos turistas a realização da caminhada com orientação das placas indicativas, independente do período.

 Conforme o coordenador do projeto Passeios na Colônia e responsável pela implantação do Caminho Autoguiado, Alício de Assunção, para 2020 e 2021, a intenção é implantar mais 240 quilômetros de roteiro. Cidades como Estrela, Pouso Novo, Fazenda Vilanova, Boqueirão do Leão, Teutônia, Bom Retiro do Sul e Santa Clara do Sul devem passar a integrar o projeto. Com a inclusão destes municípios, o Caminho Autoguiado, iniciativa que teve início em 2017, passa a somar aproximadamente 540 quilômetros. "A intenção é que sirva como uma espécie de laboratório para quem deseja percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que tem cerca de 800 quilômetros", observa Assunção.

Ele acrescenta que, em 2020, a ideia é reunir os municípios onde o projeto já está implantado e estabelecer uma rota regional de caminhos autoguiados de longa distância. "É uma proposta inovadora e inédita no Estado. Isso fortalece o turismo, que atrai caminhantes, e repercute nos entornos, pois quem ganha são os hotéis, restaurantes, pousadas, já que existe uma média de 50 pessoas em cada caminho", destaca.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br