O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, recebeu o vice-governador do Estado e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior. A pauta da conversa, novamente, a negociação entre governo do Estado e prefeitura para o presídio de Sapucaia do Sul. Houve avanço, mas a contrapartida para o Hospital Centenário permanece pendente e deve ser resolvida nesta semana, em nova reunião.
O governo estadual, que construiu o presídio na cidade de Sapucaia do Sul, pediu ajuda à prefeitura leopoldense para a colocação da rede de esgoto e água, já que não teria tempo hábil de fazer isso via Corsan. O prefeito Ary Vanazzi sinalizou que poderia assumir esta parceria, mas fez algumas exigências de contrapartidas, entre elas uma mudança no orçamento previsto para o Hospital Centenário. "Nós não podemos gastar verba e estrutura do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e não ter ajuda de volta e os repasses para o hospital são um problema histórico. Além de que a nossa casa de saúde e o nosso povo precisam ser tratados com justiça", disse o prefeito.
A reivindicação é considerada justa pelo vice-governador. "Vamos reunir com a secretária de Saúde Arita Bergmann para tratar sobre o tema. Nesta terça-feira, teremos a resposta, com valores e prazos, conforme a prefeitura nos solicitou", informou. As demais contrapartidas, como consertos na estrutura viária, pagamentos de repasses atrasados à Saúde, e minimizar os impactos no bairro São João Batista, já estão acertadas documentalmente. A partir da sinalização positiva do governo para a mudança no Centenário, a prefeitura deve iniciar as obras para qualificar o sistema de água e esgoto.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.