OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
VALE DO RIO PARDO Notícia da edição impressa de 09 de Dezembro de 2019.

Dois municípios da região se interessam pela instalação de aterro sanitário

Os municípios de Venâncio Aires e Pantano Grande oficializaram o interesse em sediar o aterro sanitário proposto no plano estratégico regional de gestão dos resíduos sólidos. A confirmação ocorreu em assembleia realizada na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em Santa Cruz do Sul.

Os municípios de Venâncio Aires e Pantano Grande oficializaram o interesse em sediar o aterro sanitário proposto no plano estratégico regional de gestão dos resíduos sólidos. A confirmação ocorreu em assembleia realizada na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em Santa Cruz do Sul.

Na oportunidade, técnicos da empresa Urbana Logística Ambiental do Brasil, de Porto Alegre, responsável pela elaboração do plano regional, apresentaram a versão final do documento a secretários e diretores de Meio Ambiente de 13 municípios integrantes do Cisvale. "Estamos realizando um trabalho no sentido de oferecer uma opção viável. Selecionamos 14 áreas em um estudo feito pela nossa equipe com a viabilidade ambiental e econômica de implementar o aterro sanitário", explicou o engenheiro-agrônomo e secretário de Meio Ambiente de Venâncio Aires, Clovis Schwertner Outras duas áreas foram mapeadas em Pantano Grande.

Além da apresentação das áreas, também foi exposto um diagnóstico completo das condições da região em implementar o plano, bem como diretrizes para o atendimento das metas estabelecidas para cada ação ambiental e o montante de investimentos necessários para implantação, com tempo estimado de 20 anos e revisão a cada quatro. "Apresentamos metas que os municípios terão de cumprir para que sejam feitos investimentos na questão de manejo de resíduos sólidos e também na educação ambiental. Acredito que esse projeto já foi aprovado pela comunidade por reduzir custo e promover ações corretas sobre cada tipo de resíduo", salientou o engenheiro civil da Urbana, Eduardo Vargas.

Conforme o Cisvale, o plano estratégico regional de gestão dos resíduos sólidos foi encaminhado aos municípios para análise das metas e diretrizes estabelecidas no documento. Depois do retorno deles, a equipe de fiscalização do consórcio fará uma avaliação e irá encaminhar à Urbana para conclusão e entrega final do plano, prevista para as próximas semanas.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br