Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
NOVA ROMA DO SUL Notícia da edição impressa de 03/12/2019. Alterada em 03/12 às 03h00min

Município se prepara para festa que abre a vindima, em janeiro

Programado para ocorrer a cada dois anos, La Prima Vendemmia chega a levar 20 mil visitantes para o evento

Programado para ocorrer a cada dois anos, La Prima Vendemmia chega a levar 20 mil visitantes para o evento


/JULIANE TONIN/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Ocorreu no fim de semana a cerimônia de lançamento do principal evento de Nova Roma do Sul, a La Prima Vendemmia 2020, festa que atrai a cada dois anos milhares de turistas de todo o Estado para a cidade. A última edição, em 2018, levou 20 mil visitantes ao município em que vivem cerca de 3,5 mil habitantes. Já tradicional no calendário de eventos da vindima gaúcha, a 14ª La Prima Vendemmia ocorre no último final de semana de janeiro e no primeiro de fevereiro, abrangendo assim os dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020.

A programação contempla, entre outras atrações, passeios turísticos pelo interior, degustação de uvas, shows artísticos e musicais, jogos coloniais e o filó italiano encenado, que é um dos destaques do evento. Além de apresentar a programação completa à comunidade, a abertura serviu também para coroar oficialmente o novo trio de soberanas do evento, que foi escolhido em evento no final de agosto. A partir de agora, a rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná são as responsáveis por propagar as belezas naturais do município e a diversidade de atrações turísticas

Conhecida por ser a festa que costuma abrir o calendário de eventos que celebra a vindima no Rio Grande do Sul, o evento é realizado pela prefeitura de Nova Roma do Sul. Por ocorrer no início da safra e as uvas ainda estarem nas videiras, o visitante tem acesso a uma experiência incrível; ele pode colher a fruta, degustá-la embaixo dos parreirais e ainda tem a oportunidade de participar da famosa pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos. Isso tudo é oportunizado nos passeios que podem ser adquiridos na festa. O tema desta edição é "À Luz de Lampiões", rememorando aos tempos em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.

 Desta vez, o evento ocorre em dois fins de semana, ao contrário das edições anteriores, em que a festa era realizada em apenas um. Por isso, a expectativa dos organizadores é superar os 20 mil visitantes da edição celebrada em 2018. "O evento exalta o trabalho dos nossos agricultores dá holofote aos moradores. Ele se torna ainda mais valorizado e visto por visitantes de todo o Estado por essas características. É nossa essência que encanta, que faz com que todos voltem. Não somos um polo de visita apenas pelo esporte de aventura ou por nossa gastronomia. La Prima Vendemmia nos ensina que somos ainda maiores pela força do nosso povo e pela grandiosidade do que produzimos aqui", afirma a presidente desta edição, Daniela Graziotin Fávero.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300