Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
TEUTÔNIA Notícia da edição impressa de 02/12/2019. Alterada em 02/12 às 03h00min

Reinvenção de Barcelona é inspiração para pensar sobre o futuro do município

O prefeito de Teutônia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jonatan Brönstrup, integrou uma comitiva de 42 brasileiros, de 17 estados, do maior evento de cidades inteligentes do mundo, a Smart City Expo World Congress 2019, em Barcelona, Espanha. Na oportunidade, foi possível conhecer as formas de organização das cidades para proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida sustentável à população.

 Brönstrup coloca que diversos temas abordados no congresso podem ser colocados em prática no município de Teutônia. "Em breve estaremos iniciando a revisão do nosso Plano Diretor. Chama a atenção que o Plano de Barcelona foi elaborado em 1852 e, desde então, não sofreu modificações. Já naquela época se pensava com olhar à frente, prevendo ruas largas, espaços públicos grandes e preservação do meio ambiente e da arquitetura. Não temos dúvidas que esse plano pode, sim, ser referência para Teutônia", frisa.

 Conforme Brönstrup, Barcelona é um exemplo de integração entre história e tecnologia. "Para avançar tecnologicamente, não é necessário apagar a história, mas, sim, integrá-la com o desenvolvimento. Esse é o caso de Barcelona, que preserva a história e suas edificações antigas, aliando os avanços tecnológicos", enaltece. Dentre os locais visitados esteve o distrito da inovação 22@ Barcelona.

Trata-se de uma área de aproximadamente 200 hectares que abrigou o antigo Distrito Industrial e que ficou obsoleto no início dos anos 2000, devido aos avanços tecnológicos. No entanto, o espaço foi reinventado e reestruturado, transformando-se em um espaço de inovação. O projeto foi utilizado como inspiração em outros projetos, como em Medellín, na Colômbia e em Porto Alegre, com o Pacto Alegre.

 Já o parque tecnológico Barcelona Activa chamou a atenção pelos seus números. No que se refere a empregos, foram 24.961 pessoas atendidas em 2018 nos serviços e programas de fomento ao emprego, com ênfase aos coletivos mais vulneráveis, que possuem mais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300