Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
CAXIAS DO SUL Notícia da edição impressa de 02/12/2019. Alterada em 02/12 às 03h00min

Projeto propõe oficinas de Libras em escolas municipais

Incentivar o respeito ao próximo desde cedo. É com esse intuito que a secretaria municipal da Educação começou a realizar, neste ano, projetos-pilotos com oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em instituições públicas de ensino. O foco é oportunizar, desde cedo, a aprendizagem de uma língua cujos usuários constituem nossa cidade.

 Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eng. Mansueto Serafini, que atende em turno integral, a atividade é realizada desde o começo de agosto. As oficinas são dadas pela intérprete Patrícia dos Reis de Souza. Lá, as crianças de quatro e cinco anos da educação infantil têm dois períodos por semana de aulas compartilhadas entre a professora da turma e a intérprete. Em comemoração ao final do ano letivo, os pequenos apresentarão às famílias e à comunidade uma música em Libras. 

 Conforme Patrícia, os estudantes mostram-se receptivos à proposta, desde o começo. "Nós conseguimos ver a preocupação deles. É muito interessante, porque eles estão começando a perceber a existência dos surdos no mundo, o que antes passava despercebido", ressalta. Para o diretor Tiago de Aguiar Cardoso, o projeto é muito importante para a escola. "Esse trabalho faz com que as crianças que estão aqui conheçam mais do mundo onde vivem. Está sendo uma experiência fantástica", destaca.

 De acordo com a diretora pedagógica da secretaria, Flavia Basso Morés, a iniciativa busca oportunizar, dentro das situações da rotina diária escolar, vivências em que o uso da Libras aconteça natural e gradativamente, a fim de apoiar o seu uso e difusão. "A diversidade é um tema de grande relevância na contemporaneidade. Além disso, o respeito e a valorização das diferenças estão entre os objetivos da Educação" afirma. O desejo é ampliar gradativamente a oferta.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300