Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
VENÂNCIO AIRES Notícia da edição impressa de 29/11/2019. Alterada em 29/11 às 03h00min

Descarte correto de lâmpadas preocupa, e pontos de coleta devem ser criados

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Venâncio Aires precisará contar com um ponto de recolhimento de lâmpadas apenas em 2021, mas a cidade já consta na relação dos 71 municípios gaúchos que tem ao menos um local que recebe as lâmpadas queimadas. Atualmente a Casa da Luz, localizada na rua Barão do Triunfo, é a única que consta na lista da organização Reciclus para receber as lâmpadas inutilizáveis pela comunidade. O ponto de coleta, recebe o material, de forma gratuita, que depois é recolhido pela Reciclus. 

 No entanto, é estudada a viabilidade de realizar-se um 'Dia D' de recolhimento de lâmpadas, a exemplo do que já ocorre com o lixo eletrônico, quando o município contrata uma empresa para fazer o recolhimento. Desta forma, as entidades pretendem organizar uma data específica para que a população possa descartar de forma correta o material. "Percebemos que muitas pessoas descartam junto com o lixo doméstico, ou pior, acabam enterrando, e isso é gravíssimo. Altamente prejudicial, causando danos irreparáveis para a saúde, causando milhares de doenças", contextualizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner.

 O descarte incorreto de lâmpadas é motivo de preocupação, segundo o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto. "Imaginem só esse material indo parar diretamente no solo, no lençol freático, nos aterros. É importante ver que, a exemplo do que ocorreu com o descarte correto das embalagens de agrotóxicos. Hoje, temos apenas dois comércios habilitados a receberem este material, então mais estabelecimentos precisam colaborar, ao menos informando no ato da venda onde este material pode ser descartado de forma correta", afirma.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300