OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PASSO FUNDO Notícia da edição impressa de 26 de Novembro de 2019.

App e livro trazem informações sobre doação de sangue

A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), lançou um aplicativo e um game para incentivar as pessoas a doarem sangue. A atividade ocorreu ontem, quando foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue

A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), lançou um aplicativo e um game para incentivar as pessoas a doarem sangue. A atividade ocorreu ontem, quando foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue

Um dos produtos digitais é o aplicativo Chatbot. O projeto foi desenvolvido no curso de Ciência da Computação da UPF como trabalho final de graduação. O aplicativo simula uma conversa humana e responde ao usuário as perguntas programadas mais frequentes em relação à doação de sangue. O aplicativo tem como objetivo facilitar o acesso à informação e incentivar à doação de sangue. "O projeto iniciou a partir de uma parceria entre o hospital e a universidade e tem caráter interdisciplinar envolvendo profissionais da saúde e da computação, para gerar um mecanismo de comunicação que facilite a compreensão de potenciais doadores de sangue sobre como doar, requisitos, entre outras informações", salientou a professora do curso de Ciência da Computação Ana Carolina Bertoletti de Marchi.

 O outro produto lançado no evento é um game, desenvolvido a partir do livro "O superpoder real", criado pelos alunos da Medicina da UPF. O game é destinado às crianças do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP e aos estudantes das escolas municipais da educação infantil e ensino fundamental. "Esse projeto é a complementação de um trabalho que estamos fazendo com as escolas municipais para que as crianças incentivem seus pais e familiares a doarem sangue. É um joguinho no qual eles podem brincar e aprender sobre a doação", explicou o secretário de Educação de Passo Fundo, Edemilson Brandão. O game abrange várias didáticas, desde caça-palavras até completar frases sobre o tema. O livro "O superpoder real" foi o que inspirou a criação do game. 

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br