O Sistema de Informações Geográficas de Caxias do Sul (GeoCaxias), que fica disponível no site da prefeitura, não mostrará as informações do novo Plano Diretor Municipal, promulgado pela Câmara de Vereadores. O sistema utilizado no GeoCaxias não permite as atualizações do novo Plano, pois não consegue traduzir as inconsistências do documento.
O software do GeoCaxias é um dos mais conceituados e avançados no segmento. Os sistemas modernos deste tipo destacam as informações divergentes, gerando, neste caso, visualizações equivocadas ao usuário. Isso porque a sobreposição de zoneamentos diferentes gera conflitos de interpretação e os anexos conflitantes trazem camadas de informações com duplicidade e divergências no regramento. Por isso, a partir de agora quem acessar o sistema não poderá ver as novas diretrizes do Plano.
Hoje, o GeoCaxias é utilizado, principalmente, para pré-análise de investimentos por corretores de imóveis e para elaboração de projetos por empresas e profissionais da área de engenharia. O meio acadêmico também utiliza a ferramenta para pesquisas, além da população em geral que usa para consultas. "Isso retardará o processo de análise de viabilidade de investimentos e prejudicará a capacidade de tomada de decisão de profissionais e empresas, uma vez que a população perde o acesso a essas informações em uma ferramenta robusta e prática. O processo ficará muito mais burocrático, manual e poderá até mesmo afastar investimentos externos e internos, atrasando o desenvolvimento da cidade", afirmou o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori. A alternativa é buscar o projeto físico, anexos e mapas do novo documento na internet.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.