Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SANTA CRUZ DO SUL Notícia da edição impressa de 20/11/2019. Alterada em 20/11 às 09h14min

Município é o sexto do País em geração de energia renovável

Mais de 500 usinas de energia fotovoltaicas geram 11 megawatts

Mais de 500 usinas de energia fotovoltaicas geram 11 megawatts


/RGE/DIVULGAÇÃO/cidades
O município de Santa Cruz do Sul é destaque na geração de energia limpa, a partir das placas fotovoltaicas. Em um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a cidade aparece em sexto lugar dentre todas as cidades do Brasil em potência instalada, com 11 megawatts, à frente de capitais como Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Teresina (PI). Entre as 10 primeiras do ranking, apenas a cidade do Vale do Rio Pardo, Uberlândia e Buritizeiro, ambas de Minas Gerais, não são capitais.
De acordo com a Absolar, o Estado ocupa a segunda posição - atrás de Minas Gerais -  por ter mais sistemas de energia solar comerciais instalados, que possuem maior potência se comparados aos sistemas residenciais. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cidade de Santa Cruz do Sul possui em operação mais de 500 usinas de geração de energia fotovoltaica instalados em residências e comércio.
O uso da energia renovável é uma tendência mundial. De acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a energia solar vem se destacando perante as demais fontes de energia elétrica no mundo, e hoje é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável. Somente em 2018, foram investidos US$ 139,7 bilhões em energia solar no mundo.
O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para produção de energia solar. Apesar disso e da busca por energia limpa ser unânime e crescente por aqui, o país ocupa apenas a 10ª posição de países que mais produzem e consomem energia solar, representando hoje 1,2% da matriz energética brasileira. O Brasil instalou 1,2 gigawatts (GW) de energia solar em 2018, totalizando 2,4GW de capacidade instalada acumulada.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300