OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ERNESTINA Notícia da edição impressa de 08 de Novembro de 2019.

Iniciativa estudantil trata do abandono de animais e tenta sensibilizar comunidade acerca do tema

Um projeto tem sido aliado no ensino da importância da responsabilidade para o exercício da cidadania. A iniciativa é desenvolvida pelos estudantes do 5º ano da Escola Educarte, de Ernestina, e visa sensibilizar a comunidade ernestinense a respeito da responsabilidade na adoção diante do constante abandono de cães no município.

Um projeto tem sido aliado no ensino da importância da responsabilidade para o exercício da cidadania. A iniciativa é desenvolvida pelos estudantes do 5º ano da Escola Educarte, de Ernestina, e visa sensibilizar a comunidade ernestinense a respeito da responsabilidade na adoção diante do constante abandono de cães no município.

Orientados pela professora Luciane Cherini, os estudantes criaram o projeto "Cães e Coca", iniciativa oriunda da inquietação coletiva durante a explanação das propostas políticas numa eleição de presidente de turma no início do ano letivo, evidenciando a necessidade de ações que contribuam com a consciência coletiva a respeito dos danos do abandono.

Após o estudo de dados e referenciais teóricos sobre o tema, o grupo partiu para a prática. Todas as atividades foram realizadas com o apoio da direção do educandário, respaldo necessário para que os estudantes tivessem segurança ao propor e executar as intervenções. No fim de setembro, a médica veterinária Sabrina Benetti Muhl explanou a professores, estudantes e colaboradores da escola sobre causas e consequência dos abandonos, as vantagens de adotar um cão de rua, e a necessidade da criação de políticas públicas que combatam o abandono.

Além do senso de responsabilidade, os estudantes distribuíram flaconetes de ração a todos os presentes, para que carreguem na mochila e, caso avistem um cão em situação de rua, possam alimentá-lo. Nas embalagens, a frase "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter... quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem", de autoria atribuída a Arthur Schopenhauer, reiterou que a responsabilidade parte de um gesto de humanidade e cidadania.

A ação já incentivou que outras forças se somem à iniciativa. Estudantes de outras séries da escola ofereceram apoio para a próxima etapa do projeto, que prevê a criação de comedouros em pontos estratégicos e a compra de ração para a manutenção destes espaços, contribuindo para que os cães de rua não espalhem lixo à procura de alimentos.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br