Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
RIO GRANDE Notícia da edição impressa de 08/11/2019. Alterada em 08/11 às 03h00min

Novo espaço de atendimento à saúde é inaugurado com foco em tratamento hormonal para LGBTI's

O atendimento ambulatorial da população LGBTI em Rio Grande, com a disponibilização do tratamento de hormonioterapia, foi iniciado há cerca de um ano e funcionava dentro da Unidade Básica de Saúde da Santa Tereza. Nesta semana, o ambulatório ganhou um novo espaço, dentro do próprio prédio da secretaria de de Saúde, que vai possibilitar a qualificação e ampliação dos serviços oferecidos.

 Com o novo local, o público vai ter, aliados ao tratamento médico de hormonioterapia, acesso a serviços de psicologoia, nutrição, assistência social, enfermagem, além de acompanhamentos nas formas de grupo; uma equipe multiprofissional, preparada e sensibilizada para atuar com as necessidades específicas dos pacientes. A coordenadora do Programa Municipal da Saúde LGBTI, Maria Regina, disse que a requalificação do ambulatório é uma passo importante que se dá e explica como essa equipe vai atuar: "É uma equipe que vai possibilitar a interseccionalidade de outras unidades dentro da secretaria, trazendo para o paciente o suporte necessário para a realização do tratamento. A equipe médica, que atendia na Santa Tereza, era composta por pessoas muito sensíveis, humanas, e nós queremos reproduzir isso aqui também. É uma questão que está para além da saúde, se trata de cuidado, acolhimento e respeito para que essa população possa se sentir bem e confortável para retornar", defende.

 Hoje, com a transferência de local, o ambulatório leva consigo 63 pacientes que já fazem o procedimento hormonal. A media de atendimento da unidade é de 200 pacientes, desde a abertura dos serviços no ano passado. O secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, lembrou que na maioria dos municípios gaúchos não consegue oferecer esses serviços: "Nós sabemos que, na maioria dos municípios daqui, essa população não consegue ter esse acesso, esse apoio Tanto que a gente recebe aqui em Rio Grande, pessoas de outros municípios, como de São José Norte, buscando acessar o nosso ambulatório.Provavelmente este espaço que está sendo inaugurado se ampliará em esfera regional", afirmou. .

 Para o agendamento de consultas, a população deve ligar no telefone (53) 3237-4200. As sessões de hormonioterapia acontecerão às quartas-feiras, das 8h às 14h; as sessões com psicólogo também nas quartas, das 8h ao meio-dia, e nas sextas à tarde para as terapias em grupo

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300