OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TRÊS COROAS Notícia da edição impressa de 28 de Outubro de 2019.

Prefeitura reapresenta projeto para financiar obras de pavimentação

Degradação das ruas levou Executivo a buscar empréstimo, mas Câmara rejeitou proposta no mês passado

Degradação das ruas levou Executivo a buscar empréstimo, mas Câmara rejeitou proposta no mês passado


/LUIZA PRADO/CIDADES
Em audiência pública realizada na prefeitura de Três Coroas, foi reapresentado um projeto de financiamento para a pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade. A reunião foi aberta e contou com a participação de lideranças, da comunidade, representantes de entidade e o legislativo.
Em audiência pública realizada na prefeitura de Três Coroas, foi reapresentado um projeto de financiamento para a pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade. A reunião foi aberta e contou com a participação de lideranças, da comunidade, representantes de entidade e o legislativo.
Como muitas ruas de Três Coroas estão degradadas e a arrecadação do município não é suficiente para realizar as obras de melhorias, a única forma de resolver o problema é através da realização de um financiamento, que só pode ser firmado com a aprovação do projeto na Câmara. No mês passado, o Executivo havia encaminhado o projeto para votação, mas ele foi rejeitado 
"Todo o país está sofrendo com a crise econômica e a maioria dos municípios está recorrendo a esse tipo de financiamento. Há poucos meses, outras cidades da região apresentaram o mesmo projeto e aderiram ao financiamento com a aprovação de suas câmaras. Lá, a oposição entendeu que as necessidades do povo são mais importantes que as diferenças políticas", disse o prefeito Orlando Teixeira.
Para que a população não continue sendo penalizada pelo impasse, o Executivo encaminhou novamente o projeto para a Câmara de Vereadores, porém desta vez promoveu um debate mais amplo, com a participação de técnicos concursados da prefeitura e profissionais da Caixa Econômica Federal. Foi falado do valor a ser financiado, a taxa de juros, o prazo de pagamento e outras vantagens que o projeto oferece. Também foram esclarecidas algumas dúvidas e foi aberto espaço para preguntas.
O engenheiro da secretaria de Planejamento, Douglas Franck, disse que a melhor maneira de executar projetos desse porte é através de financiamento. "A taxa de juros é menor que a inflação do material asfáltico. As obras se tornariam mais caras se as realizássemos em etapas, conforme fosse entrando dinheiro no caixa da prefeitura. É uma questão de economia", falou.
Segundo ele, boa parte da pavimentação asfáltica realizada em Três Coras é feita com mão de obra própria e asfalto produzido no município. Com o financiamento, e consequentemente a realização do processo licitatório, é possível contratar uma empresa que aplique um material de melhor qualidade e que pode durar mais de 15 anos. Além disso, não seria necessário utilizar os operários da secretaria de Obras, Viação e Trânsito, liberando-os para executar outros trabalhos.
O projeto de financiamento está sendo encaminhado à câmara e deverá entrar em votação nos próximos 45 dias. A data que vai para a votação será definida pela presidência da Câmara.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br