Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
NOVA PETRÓPOLIS Notícia da edição impressa de 06/09/2019. Alterada em 06/09 às 03h00min

Evento resgata legado germânico trazido por imigrantes

Nova Petrópolis, carinhosamente chamada de "simplesmente germânica", tem no interior as suas principais manifestações culturais. A localidade de Pinhal Alto, distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade, celebra anualmente, através do Kerb Im Tannenwald, o legado germânico trazido pelos imigrantes desde 1854.

Em 2019, na sua 14ª edição, o evento traz uma grande novidade. No sábado,, o espetáculo "Tannenwald: die neue Heimat" (Pinhal Alto: um novo lar) contará a história da chegada dos primeiros imigrantes até a realização do primeiro kerb na região. Representantes das localidades que formam o distrito e dos grupos culturais da comunidade contarão a história a partir das 19h. Nesta mesma noite, Helena Seger Weber lançará o seu livro "Central Pinhalense" com trinta histórias que foram contadas por populares durante as suas viagens de ônibus da localidade até o centro da cidade e a história de Pinhal Alto contada por Walter Seger.

No domingo, a localidade irá reunir os amantes da natureza na 2ª Caminhada Pré-Kerb Pinhal Alto. Com saída às 8h30 e um percurso de aproximadamente 9 quilômetros por estradas e trilhas de chão batido, a caminhada tem um grau de dificuldade médio e o custo de R$ 30,00. O trajeto será demarcado e autoguiado com apoio da Brigada Militar, Bombeiros Voluntários e pontos de água e fruta. As inscrições acontecem no dia do evento e no encerramento os caminhantes serão recebidos com um lanche típico alemão (cuca, linguiça e um copo de chopp).

Os festejos oficiais do Kerb Im Tannenwald prosseguem nos dias 14 e 15 de setembro, com jogos germânicos, artesanato, música e gastronomia típica, além da tradicional missa em homenagem à padroeira da comunidade, Imaculado Coração de Maria.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300