OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PASSO FUNDO Notícia da edição impressa de 28 de Agosto de 2019.

Executivo e Liespf tentarão angariar recursos para o Carnaval

Evento de rua não receberá verbas públicas, mas prefeito e entidade farão parceria para viabilizar a festa

Evento de rua não receberá verbas públicas, mas prefeito e entidade farão parceria para viabilizar a festa


/CLAITON DORNELLES/CIDADES
A prefeitura de Passo Fundo, depois de vários encontros com a Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo (Liespf), anunciou que estará ao lado das Escolas de Samba para viabilizar o Carnaval de rua de 2020. Como ocorre desde 2014, porém, não haverá destinação de recursos públicos para as escolas de samba.

A prefeitura de Passo Fundo, depois de vários encontros com a Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo (Liespf), anunciou que estará ao lado das Escolas de Samba para viabilizar o Carnaval de rua de 2020. Como ocorre desde 2014, porém, não haverá destinação de recursos públicos para as escolas de samba.

O evento deve ocorrer na noite do dia 1 de março, na avenida 7 de Setembro. Segundo a Liespf, estão aptas a participar do desfile quatro escolas de samba. Entre as prioridades de cada uma das partes, ficou definido que as secretarias de Cultura, de Gestão e de Captação de Recursos participarão ativamente da busca de parceiros privados para que essa manifestação da cultura popular volte à sua programação normal dentro do calendário anual de festas populares.

A estrutura operacional para o Carnaval já faz parte das ações culturais da secretaria. A Liga das Escolas de Samba estabeleceu seu calendário de captação de recursos com o apoio da prefeitura atuando em duas frentes: a busca de recursos diretos com a realização de eventos e a utilização da lei federal de fomento à cultura através da Lei Rouanet, projeto já aprovado e disponível.

O retorno do Carnaval de rua traz algumas alterações em seu formato no sentido de viabilizar a sua estrutura e operacionalidade. "Um chamamento público vai apontar a empresa interessada em explorar a estrutura de arquibancadas e camarotes, sem custos os organizadores. E ainda, do ponto de vista dos enredos não haverá concurso com avaliação e premiação oficial. Será um tema único dividido entre os quatro ciclos contando a história da formação de Passo Fundo até os seus dias atuais", explica o secretário de Cultura, Henrique Fonseca. 

A responsabilidade de colocar as quatro escolas na Avenida será do carnavalesco Ramon Gadenz - escolhido pela Liga - que tem vasta experiência na organização e criação de enredos de carnavais pelo Rio Grande do Sul e outros estados. As escolas vão desenvolver as temáticas escolhidas pelo carnavalesco, cada uma com o seu próprio samba-enredo de acordo com os quatro ciclos da história de Passo Fundo. Um enredo que começa com índios da nação Tape, a redução jesuítica de Santa Teresa aqui erguida 50 anos antes dos 7 povos das Missões, os bandeirantes, terra de passagem dos tropeiros e os primeiros ranchos.

Depois, a chegada dos primeiros colonizadores, seus escravos, suas crenças, o desenvolvimento do povoado que nasce sob as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição. A chegada dos imigrantes que dão vida à indústria e ao comércio e, por fim, os ciclos econômicos do couro, do charque, da erva-mate, da ferrovia e a agricultura até a chegada do biodiesel.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br