Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
BENTO GONÇALVES Notícia da edição impressa de 20/08/2019. Alterada em 26/08 às 03h00min

Levantamento aponta aumento de 23% no número de visitantes do Vale dos Vinhedos no primeiro semestre

O Vale dos Vinhedos, rota pioneira em enoturismo e destaque pela elaboração de vinhos finos no Brasil, encerrou o primeiro semestre de 2019 com a contabilização de 255 mil visitantes atendidos. Os dados levantados pela Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) mostram um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2018.

Somente no mês de julho, considerado de alta temporada de turismo, o roteiro atingiu 62 mil visitantes, número inédito se comparado ao mesmo período de anos anteriores. Julho de 2019 superou em 25% o mesmo período de 2018. Até então, o mês de julho mais movimentado no Vale dos Vinhedos foi o de 2016, quando a rota atingiu 60 mil visitantes.

O levantamento do número de turistas na rota Vale dos Vinhedos acontece desde 2001, em pontos estratégicos e por amostragem. Segundo Naiára Martini, turismóloga da Aprovale responsável pelo controle dos dados coletados na rota, isso proporciona uma referência em percentual quanto à baixa e ao aumento do número de visitantes ano a ano. "O Vale dos Vinhedos é um território amplo, com muitas vias e acessos, o que inviabiliza a contabilização exata de dados. Porém a amostragem nos oferece uma referência em percentual que nos direciona e oferece um termômetro quanto à sazonalidade. Além dos dados coletados e contabilizados, outros empreendimentos da rota são consultados como comparativo, o que atesta a fidelidade do quadro que conseguimos desenhar em termos de medição de fluxo."

O perfil dos visitantes se mantém ao dos anos anteriores: casais sem filhos e famílias, em sua maioria, que visitam a região de carro. A maioria desses visitantes é gaúcha, seguida pelos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. A principal motivação são vinhos, visitas às vinícolas e gastronomia. A expectativa para o ano de 2019 é a superação do fluxo de visitantes contabilizado em 2018, que foi de 415 mil visitantes.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300