Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
CANDELÁRIA Notícia da edição impressa de 09/08/2019. Alterada em 13/08 às 03h00min

Prefeitura irá colocar chip em cavalos soltos pelas ruas

Um antigo problema vivido pela população de Candelária, muito especialmente por motoristas, que trafegam pelas estradas que cortam Candelária, deve ser solucionado. A presença de cavalos soltos pelas estradas, ruas e avenidas da cidade está deve ser solucionado a partir de um convênio firmado entre a prefeitura e uma empresa. O objetivo é colocar um chip nos animais e recolhê-los das ruas.

A solução passou pelas mãos do atual secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marco Treichel, que desde sua primeira passagem pela pasta em 2010 queria acabar com o problema, mas que só conseguiu colocar em pratica seu projeto pelo apoio que encontrou junto a esta administração. A partir de agora, será feito um cadastramento dos cavalos, que receberão um chip de identificação, onde constará o nome do dono, endereço e estado do animal. Além de identificar proprietários, todo animal que for encontrado solto será recolhido, tendo chip ou não, e ficará em local apropriado por três dias. Para resgatar o animal, o dono deverá se dirigir a secretaria municipal de Agricultura, e após identificação e pagamento de multa de R$ 231,00, terá o animal identificado com o nome do dono e poderá fazer o resgate.

Caso o dono do animal não reivindique a propriedade, ele será disponibilizado para adoção. É importante frisar que já existe fila de espera para adoção destes cavalos, o que deve facilitar o repasse para um novo dono. Segundo Treichel, a ideia é a de educar para que os proprietários não deixem seus cavalos soltos pelas ruas, mas isso acontecendo, o animal será levado a um local adequado, com as despesas de remoção e trato a cargo da prefeitura. 

"Faremos a chipagem da população equina da cidade, com o auxilio da Brigada Militar e acompanhamento de um veterinário. Queremos que esse não seja mais um problema da cidade", frisou. O prefeito Paulo Butzge aprovou e apoiou a ideia, salientando que talvez seja necessário fazer alguns ajustes no futuro, mas segundo ele, o ponta-pé inicial foi dado

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300