Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
ESTEIO Notícia da edição impressa de 08/08/2019. Alterada em 09/08 às 03h00min

Guardas municipais terão porte de armas

Uma cerimônia nesta sexta-feira, no Salão Nobre da prefeitura de Esteio, marcará a entrega do porte de arma de fogo a 45 agentes da Guarda Municipal (GM). Com a permissão inserida em suas carteiras funcionais, os guardas poderão, já após o encerramento do evento de sexta, portar os equipamentos na rua durante o horário de serviço. O prazo de validade dos portes concedidos é de até cinco anos.

 Para estarem habilitados ao porte, os agentes tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. A autorização para a emissão dos portes foi concedida após acordo de cooperação técnica entre a Superintendência Regional de Polícia Federal do Rio Grande do Sul e a prefeitura.

 As armas que os guardas municipais utilizarão foram recebidas no final de 2018. Serão, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380. A aquisição dos equipamentos e de munição foi resultado de um investimento de R$ 107 mil. As armas eram utilizadas dentro da secretaria municipal de Segurança e Mobilidade Urbana e nos treinamentos realizados pelos agentes.

 Desde 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre as forças de segurança que atuam na cidade, como a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. A adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro daquele ano, promoveu uma reestruturação da GM, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento.  

As medidas ganharam reforço no início de 2019, após a ampliação em 30% do efetivo, com o início da atuação dos 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Com isso, a corporação aumentou em 79% o número de rondas e locais averiguados no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, enquanto o número de boletins de atendimento cresceu 259%.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300