Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
PASSO FUNDO Notícia da edição impressa de 10/07/2019. Alterada em 10/07 às 03h00min

Edital do transporte público será publicado hoje

A prefeitura de Passo Fundo irá publicar o novo edital da licitação do transporte coletivo urbano nesta quarta-feira. Desde outubro de 2018, o município vem trabalhando na elaboração do documento.  Além dos apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), situações que não estavam previstas no edital anterior e que exigiram uma alteração substancial na estrutura da licitação tornaram necessária uma nova modelação de horários e linhas.

O crescimento da cidade no período, especialmente com o surgimento do Shopping Passo Fundo e da loja Havan, é um exemplo disso. O movimento gerado ao redor dos empreendimentos e principalmente o deslocamento dos trabalhadores para os mais diversos locais da cidade, bem como novos loteamentos, demandaram a criação de novas linhas e/ou o deslocamento delas.

 Essas variantes importantes na composição do sistema de transporte público no município criaram a necessidade de se elaborar uma nova planilha de composição dos custos tarifários e um novo plano de trabalho, tendo em vista as alterações determinadas pelo TCE (acessibilidade, motores indicados na representação e metodologia de cálculo da tarifa), o que despendeu um tempo maior para a sua readequação.

 A prefeitura anunciou o edital sem a participação da Codepas na execução do novo sistema de transporte coletivo público, levando em consideração as sucessivas dificuldades financeiras da companhia, além de recomendações do Ministério Público e do TCE. "Examinamos detidamente essa questão. Uma empresa que apresenta prejuízo há mais de uma década não pode ter essa responsabilidade. Focaremos a atuação da Codepas em outras áreas", afirmou o prefeito Luciano Azevedo.

 Desde 2013, a prefeitura busca qualificar e remodelar o serviço oferecido transporte coletivo urbano oferecido à população. Desde então, foram realizadas diversas atividades, como audiências públicas em diferentes regiões e segmentos, com o intuito de buscar informações junto a comunidade.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300