OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTA MARIA Notícia da edição impressa de 11 de Julho de 2019.

Feicoop começa com espera por grande público

A partir desta quinta-feiira terá início a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. A expectativa dos organizadores para a edição é receber, pelo menos, 302 mil visitantes até domingo no Parque da Medianeira, público registrado ano passado.

A partir desta quinta-feiira terá início a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. A expectativa dos organizadores para a edição é receber, pelo menos, 302 mil visitantes até domingo no Parque da Medianeira, público registrado ano passado.

 A Feicoop é o maior evento de economia solidária da América Latina e diferencia-se por unir em um mesmo ambiente uma feira com cerca de 10 mil produtos e o debate de temas como organização social, educação alimentar, sustentabilidade, reforma agrária, cooperativismo, agroecologia, entre outros. No total, serão 67 atividades programadas, como seminários, oficinas, reuniões, debates, audiência pública e encontros.

 "Seguimos a metodologia organizativa do Fórum Social Mundial, com eventos autogestionários. Ou seja, nós organizamos, articulamos e fomentamos a Feicoop, mas as atividades são coordenadas, gerenciadas e motivadas pelos seus proponentes", explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira, irmã Lourdes Dill.

 A Feira evolui a cada ano. No início, por exemplo, não ocorria a comercialização de bebidas alcóolicas. Hoje, há expositores que vendem vinhos e cervejas artesanais (que não devem ser consumidos no local). Cigarros e refrigerantes são proibidos, e água também não é comercializada. "Temos bebedouros com água filtrada e gelada em todos os pavilhões. Pedimos para que os visitantes tragam seus copos ou garrafinhas, assim diminuímos a quantidade de plástico", solicita irmã Lourdes.

 A maioria dos eventos ocorre em três grandes ambientes interligados: o Parque da Medianeira, onde são instalados os lonões dos seminários, o Palco da Feira e a Praça de Alimentação; o Centro de Referência de Economia Solidária, onde se concentra a feira de produtos em pavilhões; e o Colégio Irmão José Otão, cujas salas de aula recebem oficinas, reuniões e encontros da Feira.

 A Feicoop também contará com 57 atividades culturais. A entrada é gratuita em todos os eventos

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br