Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SANTA MARIA Notícia da edição impressa de 11/07/2019. Alterada em 11/07 às 03h00min

Feicoop começa com espera por grande público

A partir desta quinta-feiira terá início a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. A expectativa dos organizadores para a edição é receber, pelo menos, 302 mil visitantes até domingo no Parque da Medianeira, público registrado ano passado.

 A Feicoop é o maior evento de economia solidária da América Latina e diferencia-se por unir em um mesmo ambiente uma feira com cerca de 10 mil produtos e o debate de temas como organização social, educação alimentar, sustentabilidade, reforma agrária, cooperativismo, agroecologia, entre outros. No total, serão 67 atividades programadas, como seminários, oficinas, reuniões, debates, audiência pública e encontros.

 "Seguimos a metodologia organizativa do Fórum Social Mundial, com eventos autogestionários. Ou seja, nós organizamos, articulamos e fomentamos a Feicoop, mas as atividades são coordenadas, gerenciadas e motivadas pelos seus proponentes", explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira, irmã Lourdes Dill.

 A Feira evolui a cada ano. No início, por exemplo, não ocorria a comercialização de bebidas alcóolicas. Hoje, há expositores que vendem vinhos e cervejas artesanais (que não devem ser consumidos no local). Cigarros e refrigerantes são proibidos, e água também não é comercializada. "Temos bebedouros com água filtrada e gelada em todos os pavilhões. Pedimos para que os visitantes tragam seus copos ou garrafinhas, assim diminuímos a quantidade de plástico", solicita irmã Lourdes.

 A maioria dos eventos ocorre em três grandes ambientes interligados: o Parque da Medianeira, onde são instalados os lonões dos seminários, o Palco da Feira e a Praça de Alimentação; o Centro de Referência de Economia Solidária, onde se concentra a feira de produtos em pavilhões; e o Colégio Irmão José Otão, cujas salas de aula recebem oficinas, reuniões e encontros da Feira.

 A Feicoop também contará com 57 atividades culturais. A entrada é gratuita em todos os eventos

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300