OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CAXIAS DO SUL Notícia da edição impressa de 04 de Julho de 2019.

Estudo mostra avanço de 4,8% na economia em maio

Os números de maio revelam que houve crescimento na economia de Caxias do Sul. O desempenho da atividade econômica registrou alta de 4,8% em relação a abril. Os três segmentos apresentaram crescimento positivo, tanto na comparação com abril quanto com o mesmo mês do ano passado. 

Os números de maio revelam que houve crescimento na economia de Caxias do Sul. O desempenho da atividade econômica registrou alta de 4,8% em relação a abril. Os três segmentos apresentaram crescimento positivo, tanto na comparação com abril quanto com o mesmo mês do ano passado. 

Ao se comparar maio de 2019 com o mesmo mês do ano passado, o crescimento é ainda maior, com 17,3%. Esta alta, porém, se deve ao baixo índice de comparação, tendo em vista a greve dos caminhoneiros em maio de 2018. No mesmo período, maio de 2019 sobre maio de 2018, o comércio cresceu 25,8%, a indústria, 16,2%, e os serviços, 14,3%. "A base do ano passado não foi tão boa assim, temos essa consciência", afirmou a diretora de Economia, Finanças e Estatística da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Maria Carolina Gullo.

No acumulado de janeiro a maio, o desempenho da economia caxiense cresceu 8%, com destaque para o comércio, que registrou alta de 20% no período. "O comércio está com um crescimento mais vigoroso no acumulado do ano", observou Maria Carolina. Já o indicador que mede o acumulado de 12 meses mostra alta geral da economia de 7%, com a indústria crescendo 7,5%, o comércio, 6,8%, e os serviços, 6,4%.

No comércio exterior, houve queda de 18,6% no saldo da balança comercial, situando-se em US$ 395 milhões no acumulado dos últimos 12 meses. As exportações tiveram alta de 3,3% no mesmo período, e as importações, 34,2%. No destino das exportações caxienses em maio, o Chile se situa na primeira posição, seguido por Estados Unidos, México, Argentina e China .

No mês de maio, Caxias do Sul perdeu 21 postos de trabalho. No acumulado de 2019 foram criados 3.485 empregos, com incremento de 2,1%. Nos últimos 12 já são 4.593 vagas a mais, representando aumento de 2,4% dos empregos no mercado formal de trabalho, cujo estoque hoje se situa em 166.564. A expectativa é de um crescimento entre 7% e 10% para a economia de Caxias do Sul em 2019, se mantido o ritmo do primeiro semestre

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br