OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CANOAS 09 de Julho de 2019 às 03:00.

Ações ajudam a integrar alunos com algum tipo de deficiência

Houve aumento de 22% destes estudantes nas escolas do município

Houve aumento de 22% destes estudantes nas escolas do município


/VINICIUS THORMANN/DIVULGAÇÃO/CIDADES/JC
A cada ano, as escolas municipais de Canoas recebem mais crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, os chamados alunos de inclusão. Entre 2017 e 2019, o aumento foi de 380 alunos, o equivalente a 22%, totalizando 2.123 alunos nas Escolas de Ensino Fundamental (Emef). 

A cada ano, as escolas municipais de Canoas recebem mais crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, os chamados alunos de inclusão. Entre 2017 e 2019, o aumento foi de 380 alunos, o equivalente a 22%, totalizando 2.123 alunos nas Escolas de Ensino Fundamental (Emef). 

Outras ações importantes na área foram a inclusão de Libras no currículo escolar; a inauguração do Ambulatório do Autismo; a capacitação de profissionais da educação inclusiva; e o seminário "A escola faz a diferença", para a formação geral de profissionais de inclusão. Além disso, também houve o aumento do número de atendimentos psicopedagógicos, de psicopedagogia, de estimulação precoce e de fonoaudiologia no Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia).

A experiência de pais demonstra a importância das políticas públicas de inclusão. De acordo com Melissa Boldt Pinto Mauer, mãe do Adônis, de oito anos, e diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a escola regular está sendo fundamental para o desenvolvimento socioemocional e psicológico do filho. "Ele não falava e não interagia com as pessoas, com a socialização na escola, o comportamento dele mudou completamente. Hoje, ele tem mais autoestima e autoconfiança, consegue acompanhar a aula e realiza todas as atividades escolares, como apresentações artísticas", destaca Melissa. Adônis estuda no 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Theodoro Bogen, que possui mais 54 alunos de inclusão.

Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, o cuidado é para que a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas não seja apenas uma ação isolada desta gestão. "Nosso foco é na política de inclusão, ou seja, estamos desenvolvendo políticas públicas para que a inclusão de pessoas com deficiência seja permanente e a longo prazo. Os atos pontuais e de cunho político não garantem os avanços que a nossa população precisa, as políticas públicas, sim", salienta Gisele.

A secretária da Educação (SME), Neka Escobar, reafirma que "as nossas escolas devem ser exemplo de espaços inclusivos, para que todas as crianças possam se desenvolver com valores de respeito às diferenças. Por isso, trabalhamos para que o objetivo pedagógico de nossas escolas alcancem a escolarização desses alunos de forma efetiva, que eles aprendam a se socializar, para serem autônomos e desenvolver suas capacidades pessoais".

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br