Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SAPUCAIA DO SUL 02/07/2019 - 03h32min. Alterada em 02/07 às 03h00min

Horta comunitária é mantida por famílias de centro social

2 Cidades Sapucaia do Sul crédito Daniela Rocha Lima

2 Cidades Sapucaia do Sul crédito Daniela Rocha Lima


/DANIELA ROCHA LIMA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Nas quintas-feiras pela manhã, 13 famílias reúnem-se para cuidar da terra, plantar, regar e colher hortaliças. E enquanto cuidam da horta, conversam, trocam experiências, criam laços de amizade. Estes encontros acontecem na horta comunitária do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Nordeste, que fica nas dependências do programa Família Acolhedora, no bairro Vargas. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

No local foram plantados alface, rúcula, couve, beterraba, chuchu, repolho, temperinhos e chás medicinais. Mas, mais do que estimular a alimentação saudável e mostrar que a horta é uma fonte de subsistência, a iniciativa busca o fortalecimento de vínculos, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Selvino Armando Scheibel. "As famílias atendidas no CRAS Nordeste que fazem parte da horta trabalham juntas por um objetivo, colaboram umas com as outras, se distraem e percebem que são capazes. Isso é terapêutico, ajuda na autoestima dos envolvidos, ocupa a mente, contribui para o convívio comunitário e melhora das relações", comentou.

A horta comunitária teve início no ano passado apenas com a participação de cinco famílias, entre elas, a da Juliana Mertz da Luz, 31 anos. "Gosto bastante. Faz bem para a cabeça mexer na terra, e ainda posso levar para casa o que plantamos e colhemos aqui", disse. E estar no projeto foi tão bom para Juliana, que ela convidou a amiga Graziela Chavier Moreira, 30 anos, para participar também. "Nunca tinha feito uma horta, até esta aqui. Gostei tanto que agora fiz uma na minha casa", contou.

O trabalho na horta funciona com a orientação da assistente social do CRAS Nordeste, Eni da Cruz e do nutricionista da secretaria, José Adelino Dacanal, com o apoio técnico da secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Tudo que é cultivado no local é colhido e levado pelas famílias envolvidas na iniciativa. A secretaria de Desenvolvimento Social conta com outras três hortas comunitárias, uma no Loteamento Colina Verde, também de responsabilidade do CRAS Nordeste; e as outras no CRAS Oeste e CRAS Sudeste.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300