Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
SAPIRANGA 05/07/2019 - 03h47min. Alterada em 05/07 às 03h00min

Iniciativa coloca município na rota das cidades inteligentes

Projeto chamado Inova quer propor alternativas de modernização e crescimento em diversos setores

Projeto chamado Inova quer propor alternativas de modernização e crescimento em diversos setores


/PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck recebeu um grande público para acompanhar o 1º Fórum Inova Sapiranga. Com o tema "Cidades Inteligentes", o evento apresentou à comunidade o trabalho de cooperação que vem sendo realizado há seis meses em uma parceria idealizada pela prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e pelo Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

A prefeita Corinha Molling, autoridades locais e a comunidade prestigiaram o evento, que contou com a apresentação do projeto e de palestras de especialistas na área de cidades inteligentes. "Quando surgiu a proposta do Inova Sapiranga, conversei com o pessoal e disse que não queria apenas que fosse realizado fórum e que as ideias ficassem no papel, porque nós precisamos preparar Sapiranga para os próximos 30, 40 anos", enfatizou a prefeita. "Esse projeto veio para mudar, para evoluir, para manter nossa Sapiranga em movimento", completou a prefeita.

O Inova Sapiranga surgiu para propor alternativas de modernização e crescimento da cidade em diferentes setores da sociedade sapiranguense. Os trabalhos da cooperação são idealizados e conduzidos pela prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e também pelo Campus Sapiranga do IFSul. A ideia principal é pensar o uso da tecnologia a serviço da comunidade, buscando soluções inovadoras através de pesquisa aplicada e de formação continuada, fomentando o empreendedorismo e a cidadania.

O projeto tem um grande alcance social, considerando que o município proporcionará à comunidade oportunidade real de qualificação profissional, além de entregar aos munícipes serviços integrados, eficientes e inovadores, otimizando o investimento e o gasto público.

Além da apresentação do projeto com detalhes das atividades e conceito da proposta do Inova Sapiranga, o fórum contou com palestras de Joseane Brietzke Porto e Cesar Bridi. Doutora e mestre em Administração, Joseane é especialista na área de cidades inteligentes e detalhou, em sua apresentação, os estudos que realizou em sua tese de doutorado, focado no tema do fórum. Ela valorizou a iniciativa desenvolvida por Sapiranga. "O município está muito bem alinhado com o conceito de cidades inteligentes unindo forças para alavancar a busca de inovações e soluções através de recursos tecnológicos que se encaixem na realidade do município", citou Joseane. 

Para o engenheiro e gerente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) Cesar Bridi, o trabalho realizado pelo Inova Sapiranga atende a uma necessidade atual da sociedade. "Inovação não é o futuro, inovação é o presente. E a inovação vai muito além da tecnologia, ela está ligada à forma de pensar e à forma de se relacionar entre as pessoas em torno de um bem comum", explica o engenheiro.

Ele também valoriza o fato de que a iniciativa realizada em Sapiranga está alinhada a outros projetos, como o da capital gaúcha, com o Pacto Alegre, que promove o empreendedorismo. "Assim como a Capital, o interior do Estado é muito rico em ideias e profissionais que podem fazer a cidade se sobressair nesse propósito (cidade inteligente)", finalizou Bridi.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300