Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR | CORRIGIR
ESTEIO 24/06/2019 - 03h33min. Alterada em 24/06 às 03h00min

Espera por exames especializados diminui no município

Cidades Esteio Crédito Adriano Rosa da Rocha

Cidades Esteio Crédito Adriano Rosa da Rocha


/ADRIANO ROSA DA ROCHA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A reformulação de procedimentos, protocolos e fluxos internos da secretaria municipal de Saúde (SMS) e, principalmente, a contratação de mais serviços de prestadores privados têm reduzido o tempo de espera por exames especializados na Rede de Saúde de Esteio. Um exame de ecodopler arterial, que chegou a ter uma espera de 29 meses em 2018, hoje não chega a 30 dias. Nos primeiros cinco meses deste ano, 53 procedimentos deste tipo foram realizados.

Outro exame importante e bastante requisitado, o ecocardiograma, passou de 14 meses de espera em 2017, para menos de um mês em 2019. Mapa e Holter 24 horas são outros exemplos. Recomendados para investigar problemas cardíacos, são procedimentos com espera de menos de 30 dias. "Ao longo dos últimos dois anos, muitos exames tiveram a fila de espera significativamente reduzida ou, em vários casos, zerada, o que demonstra o efetivo esforço que a prefeitura municipal de Esteio vem fazendo, com investimentos financeiros para adquirir exames e consultas de média complexidade nas especialidades", destaca a titular da SMS, Ana Boll.

"Garantir acesso a consultas e exames de forma organizada, planejada e em consonância com as necessidades epidemiológicas da população, tem garantido um resultado importante na melhoria dos indicadores de saúde da população de Esteio", afirma a secretária. Ana salienta, ainda, que outros exames, tais como de laboratório, raio X, mamografias e ecografias são autorizados na hora e o paciente agenda direto com o prestador de serviço.

Quem pode comprovar essa agilidade foi o mecânico aposentado Lindomar Berti, 68 anos. Há uma década ele faz acompanhamento com urologista e, na última consulta, o especialista do Hospital São Camilo solicitou os tradicionais exames de sangue e urina e mais uma ecografia da bexiga. Berti, que ainda não tinha feito a eco, imaginou que demoraria. "Mas não. Em uma semana, já estava com o exame na mão. Agora, é só levar para o urologista analisar", disse, logo após realizar o procedimento no São Camilo.

Um dia antes, ele havia feito os exames laboratoriais na CEC Laboratórios, no Centro de Esteio, contratada pela prefeitura em edital público para prestar este tipo de serviços. Em média, 120 pacientes são encaminhados por dia pela SMS para o CEC. "Tá bom pra caramba. Senti muita diferença nos últimos tempos. Antigamente, ficava de madrugada na fila da SMS para marcar o urologista. Agora, marcou direto. E o exame marcaram muito rápido também", destacou.

A queda do tempo de espera também pode ser comprovada pelo empresário Luís Antônio Oliveira. Proprietário da Clínica São Luiz há quase 15 anos, ele sempre atendeu a pacientes encaminhados por Esteio, tanto para exames quanto para consultas com médicos especialistas (cardiologista, pneumologista, neurologista e traumatologista). "Um teste ergométrico ou ecocardio, por exemplo demorava de dois a três meses desde a requisição do médico até o exame ser feito. Hoje é menos de uma semana", comparou.

Luís afirmou que a clínica realiza, em média, por mês, 50 Mapa e Holter, 150 eletrocardiograma e 25 ecocardiograma. Outros 70 testes ergométricos e 40 eletrocardiogramas são realizados na Clínica Tamandaré, ao lado, também do empresário, e também com convênio com a SMS.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300