OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CAXIAS DO SUL 17 de Junho de 2019 às 03:00.

Aumenta abordagem a moradores de rua

Equipes do serviço especializado da prefeitura realizaram mais de 6 mil atendimentos nas áreas urbanas

Equipes do serviço especializado da prefeitura realizaram mais de 6 mil atendimentos nas áreas urbanas


/ADRIANO CHAVES/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Fundação de Assistência Social (FAS), através do Centro Pop Rua, realiza atendimentos às pessoas em situação de rua pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). O Seas realizou mais de 6 mil atendimentos no espaço da rua e recebeu cerca de 590 solicitações de abordagem pelo telefone nos últimos dois anos.

A Fundação de Assistência Social (FAS), através do Centro Pop Rua, realiza atendimentos às pessoas em situação de rua pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). O Seas realizou mais de 6 mil atendimentos no espaço da rua e recebeu cerca de 590 solicitações de abordagem pelo telefone nos últimos dois anos.

As abordagens aumentaram 51% em 2018, comparando com o ano de 2017. Esse aumento no número de atendimentos se deve à ampliação do horário das abordagens. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Antes, o trabalho encerrava às 17h. "A ampliação do horário do Seas até as 22h contribuiu para que mais usuários criassem vínculos com os serviços da rede socioassistencial, além de promover o acesso aos demais serviços do município", afirma a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Ana Lúcia de Albuquerque. Até abril deste ano, foram realizadas 1.146 de abordagens. Além disso, desde o início do mês, o serviço passou a contar com carro e motorista terceirizado para este serviço.

A equipe técnica planeja os roteiros de atendimentos passando por alguns pontos do município que sejam frequentados por pessoas em situação de rua. Durante a abordagem social, há oferta de encaminhamentos conforme a necessidade de cada pessoa, que passa a ser referenciada no Centro Pop Rua. Mensalmente, cerca de 500 usuários acessam o Centro Pop Rua e recebem atendimento dos técnicos do serviço, além de café da manhã e espaço para banho.

Outro objetivo do trabalho é identificar a incidência de casos de risco pessoal e social nas ruas de Caxias do Sul, como violação de direitos e trabalho infantil, por exemplo. Dessa forma, os servidores trabalham para garantir atenção às necessidades mais imediatas dessas famílias e indivíduos, promovendo principalmente o acesso à rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas do município. Além desse atendimento, a equipe também passa a constituir vínculo com os usuários para que haja a superação da situação de rua.

O Serviço Especializado de Abordagem Social integra o Programa SuperAção, que consiste em uma reorganização dos serviços que compõem a rede socioassistencial de atenção às pessoas em situação de rua em Caxias do Sul. Após a implementação do SuperAção, lançado pela prefeitura em 2017, o Centro Pop Rua ficou responsável por regular as vagas nas duas casas de passagem do município, oferecer acesso aos serviços disponíveis pela rede, criar fluxos de encaminhamento intersetorial e interinstitucional à rede e de construir o Plano Individual de Atendimento (PIA) com o usuário.

"Ao reorganizar e qualificar os serviços e os instrumentos de trabalho dos servidores, o Centro Pop Rua e o Seas garantem mais qualidade e segurança aos usuários. Foram dois anos intensos de reflexão, construção e planejamento do SuperAção. Estamos qualificando os serviços da rede e provocando mudanças positivas aos usuários", reitera Ana Lúcia.

O PIA integra casas de passagem, secretaria municipal de Saúde (SMS) e o FAS. O objetivo agora é vincular também às secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) e de Educação (Smed), com a meta de proporcionar novas perspectivas para os usuários que desejam superar a situação de rua.

Pelo número (54) 98403-8864 é possível solicitar a abordagem social para atender a casos de pessoas em situação de rua ou de crianças em trabalho infantil. As equipes serão informadas para se deslocarem ao local após o registro.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br