COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 12/06/2019. Alterada em 12/06 às 03h00min

BENTO GONÇALVES: Fenavinho terá desafio para avaliar aroma das uvas

Numa festa em que o vinho reina absoluto, a Fenavinho é um convite também para experimentar outras nuances ligadas à bebida que não sejam, exatamente, a degustação e nem a enogastronomia. Uma das muitas atividades para entreter os visitantes do evento, que ocorre entre os dias 13 e 23 de junho, é uma espécie de brincadeira, mas cujo teor é, além do lazer, absorver conhecimento.

 O espaço sensorial 'Galeria de Aromas' foi projetado com o intuito de desenvolver a capacidade olfativa de cada visitante que se propuser a identificar os aromas das principais uvas da região. Em uma sala escura, totens de cada uma das cepas conterão, individualmente, três recipientes com descritores aromáticos que remetem aos respectivos tipos de uva. "A escuridão da sala é para que seja suprimida a visão, assim a pessoa não vai enxergar o que contém cada pote, e precisará se concentrar apenas no olfato", diz Bruna Cristofoli, responsável pelo comitê do vinho da festa.

 O caminho a ser percorrido na sala é autoguiado. Em cada totem, o visitante terá acesso às respostas, sabendo se identificou ou não os descritores aromáticos das variedades. Além disso, poderá ampliar seus conhecimentos com a leitura de um breve texto que descreve a origem de cada uma delas.

 O Espaço Sensorial foi desenvolvido graças a uma parceria técnica com o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que está completando 60 anos de fundação na cidade, através da direção do campus e do professor Leonardo Cury. Também a prefeitura de Bento Gonçalves é apoiadora do projeto 'Galeria de Aromas'.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300