COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 07/06/2019. Alterada em 10/06 às 03h00min

MARAU: Cidade recebe título internacional de cidade educadora

Marau é uma das cerca de 490 cidades em 36 países a se tornar uma Cidade Educadora. O título foi concedido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice), após um processo de adesão que foi realizado com o auxílio do Programa UniverCidade Educadora da Universidade de Passo Fundo (UPF), filiada ao movimento das Cidades Educadoras. A partir de agora, além das suas funções tradicionais - econômica, social, política, de prestação de serviços -, Marau tem um compromisso com a formação, a promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes.

 O município aderiu a uma carta de princípios que orienta os rumos pactuados em cada cidade, respeitando suas identidades singulares e suas características históricas e culturais. A carta prevê, dentre outros aspectos, a revitalização dos espaços públicos, o foco na formação das crianças e dos jovens, um plano municipal amplo de educação e a democratização dos bens culturais.

 O Poder Executivo de Marau elaborou um projeto de lei para autorizar o ingresso do município na Aice. Em abril deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto. Assim, o pedido de adesão foi enviado à associação, que concedeu o título à cidade. "Marau é uma cidade que tem compromisso e projetos que pensam no fortalecimento e no aprofundamento da educação. O fato de nosso município tornar-se uma 'Cidade Educadora' aumenta o nosso desafio e sabemos da responsabilidade que estamos assumindo no contexto municipal e regional. Isso nos motiva a incrementar novas ações e a promover ainda mais a inclusão educacional em diversos setores", ressalta o prefeito de Marau Iura Kurtz.

 A UPF foi a responsável por apresentar a proposta aos gestores e lideranças de Marau, já que a Universidade é filiada ao movimento das Cidades Educadoras. "Recebemos a certificação de Marau com muita alegria. É resultado de um trabalho comprometido da UPF com seu território de abrangência, buscando elevar os níveis de desenvolvimento e de cidadania. Uma cidade educadora se propõe a refletir sobre o conjunto de suas ações, buscando o potencial educador em todas elas. É uma inteligente decisão e Marau está de parabéns por isso", enfatiza a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300