COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 06/06/2019. Alterada em 11/06 às 03h00min

ERECHIM: Estudantes conhecem importância da dança no desenvolvimento físico

Desenvolver estímulos e trabalhar o condicionamento físico saudável. Foi com essa perspectiva que estudantes dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri), de Erechim, participaram de uma palestra sobre a importância da dança no desenvolvimento físico. O trabalho foi ministrado pelas professoras da Dançar e Sonhar Escola de Dança, que mesclaram teoria e prática para exemplificar os benefícios dessa arte tão antiga, mas que ainda é apreciada em qualquer lugar do mundo.

A dança desenvolve estímulos diversos: tátil - sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo; visual - ver os movimentos e transformá-los em atos; auditivo - ouvir a música e dominar o seu ritmo; afetivo - emoções e sentimentos transpostos na coreografia; cognitivo - raciocínio, ritmo, coordenação; e motor - esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade. Para a professora Jordana Sperry, cada passo de dança é uma dose de energia positiva para o corpo. "A dança trabalhada de uma forma correta pode aumentar a flexibilidade, a força muscular, a agilidade, aumenta potência cardiorrespiratória e o condicionamento físico. Mas não melhora somente a parte física, mas a psíquica, porque trabalha emoções e sentimentos", explica.

Com a participação de bailarinas da escola, os acadêmicos puderam entender de forma prática a importância de transformar a dança em atividade e ferramenta para melhorar o condicionamento físico, deixando o sedentarismo de lado. "Além do condicionamento saudável, a dança também libera endorfina, o hormônio do prazer. Por isso, sempre de forma voluntária, desenvolvemos atividade da formação acadêmica e mostramos caminhos para uma vida saudável que não é necessariamente passar horas na academia. Nosso papel é mostrar os benefícios da dança para o organismo humano", destaca a professora e diretora da escola, Vanessa Carrion.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300