OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
GRAMADO Notícia da edição impressa de 05 de Junho de 2019.

Prefeito avalia possibilidade de ferrovia que ligue cidade à Capital

Os 100 anos da chegada do trem em Gramado foram comemorados com uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Estação Férrea (Museu do Trem), no bairro Várzea Grande. Durante o evento, o prefeito João Alfredo Bertolucci ressaltou a importância da estação ferroviária que marcou o desenvolvimento econômico para a região durante mais de 40 anos.

Os 100 anos da chegada do trem em Gramado foram comemorados com uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Estação Férrea (Museu do Trem), no bairro Várzea Grande. Durante o evento, o prefeito João Alfredo Bertolucci ressaltou a importância da estação ferroviária que marcou o desenvolvimento econômico para a região durante mais de 40 anos.

"Hoje é um dia de festa, não só pelo aniversário, mas por nós resgatarmos um momento especial da nossa cidade que foi a chegada do trem. Gramado viveu seu momento. Lamentamos a política americanizada que vivemos na época, e que fez com que a rodovia substituísse a ferrovia. Hoje, sabemos que isso é um arrependimento, porque o transporte rodoviário é mais caro, menos eficiente e causador de muitas mortes", disse.

No dia 1 de junho de 1919, o trem chegou até Várzea Grande. O empreiteiro João Corrêa enfrentou vários problemas e desafios de topografia para fazer com que o trem alcançasse até a Várzea. Para que a Maria Fumaça chegasse até Gramado, havia uma montanha difícil de ser superada, em virtude da subida da Serra. Os recursos limitados foram combustíveis para a criação do rabicho (solução única na América Latina, em que o trem realizava uma manobra até a estação da Várzea para o desembarque dos passageiros. A partir disso, o trem subia de ré, com maior capacidade de tração, até um ponto onde os passageiros embarcavam novamente.

O chefe do Executivo municipal também falou sobre uma possível solução na questão da viabilização de uma ferrovia de Porto Alegre a Gramado. "Podemos encaminhar uma solução, quem sabe, nesta área. Nós que temos a notícia, por exemplo, da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), de que uma ferrovia de Porto Alegre até Gramado é muito mais barata e mais eficaz do que a construção de qualquer aeroporto. Temos que começar a pensar nisso e hoje estamos semeando essa ideia. Quem sabe a gente faça uma ferrovia que ligue o aeroporto até Gramado e ai possamos festejar aquilo que festejávamos no passado", enfatizou.

O secretário da Cultura, Allan John Lino, afirmou que é a chegada do trem é considerada o marco inicial de Gramado. "O trem chegou aqui pela Várzea Grande. Não podemos perder essa memória e devemos resgatar essa essência, porque só preservando essas memórias conseguiremos fazer com que Gramado nunca deixa de ser Gramado."

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br