COMENTAR | CORRIGIR
10/06/2019 - 03h55min. Alterada em 10/06 às 18h52min

BENTO GONÇALVES: Tradicional festa de Santo Antônio na cidade pretende atrair cerca de 20 mil pessoas

Celebração contará com missas durante todo o dia no santuário

Celebração contará com missas durante todo o dia no santuário


GABRIEL COMERLATO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A celebração religiosa mais tradicional de Bento Gonçalves se aproxima de sua 141ª edição. A Festa de Santo Antônio, padroeiro do município, ocorrerá no Santuário de Santo Antônio em 13 de junho, dia votivo e feriado municipal na cidade. Neste ano, a programação é norteada pelo lema "Mostra-me Senhor, teus caminhos", em um apelo retirado dos Salmos que tenta traduzir um pedido em redimensionar os sentidos da vida - em uma época de tantos dilemas, dúvidas e até faltas de significados para a existência de todos, é na fé que é possível conhecer mais de si mesmo e encontrar motivação para driblar os problemas e desafios cotidianos.
No dia votivo, 13 de junho, a previsão é reunir um público de até 20 mil pessoas para a programação que se inicia às 6h com a tradicional Alvorada Festiva. As missas também ocorrem em ritmo intenso, celebradas às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h. A missa das 15h é a que concentra maior público, já que é celebrada de forma campal e seguida de procissão de Santo Antônio pelas ruas centrais. A Missa de Ação de Graças, que ocorre às 18h, é também o momento que os casais festeiros da próxima festa são apresentados.
"Esse é o momento da festa do padroeiro de Bento Gonçalves. Indicamos que as pessoas façam o feriado no dia, e que consigam cumprir com sua manifestação de fé. Trabalhamos diariamente, muitas vezes estudamos à noite e mal sobra tempo para as tarefas. Com esse ritmo que temos hoje, é importante parar um dia específico para celebrar nossas raízes e a espiritualidade que nos unifica e não nos fragmenta", avalia o Pároco do Santuário, Padre Ricardo Fontana. Ele ainda lembra que a fragmentação é um dos grandes problemas que acomete a sociedade atualmente, que não une forças e acaba não tendo tempo para abastecer as três dimensões de cada indivíduo: as áreas física, emocional e espiritual.
Um dos pontos altos e mais tradicionais desse dia festivo é o almoço que integra a comunidade no Salão Paroquial. Mais de 500 pessoas são esperadas para esse momento. O almoço será servido a partir das 12h, com cardápio que inclui sopa de capeletti, lesso, piem, churrasco, galeto, saladas, maionese, pão colonial e sobremesa. Vinho, refrigerante e água acompanham a refeição. Os ingressos individuais custam
R$ 50,00 e podem ser adquiridos na secretaria do Santuário Santo Antônio, no Centro da cidade, ou com os festeiros. A venda dos convites só ocorrerá de modo antecipado, sem comercialização no dia da festa.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300