OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CAXIAS DO SUL Notícia da edição impressa de 16 de Maio de 2019.

Prefeitura divulga normas técnicas para facilitar regulamentação de agroindústrias

A prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE) cinco normas técnicas para facilitar a regulamentação das agroindústrias de Caxias do Sul. As instruções normativas foram desenvolvidas pela secretaria municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em conjunto com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

A prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE) cinco normas técnicas para facilitar a regulamentação das agroindústrias de Caxias do Sul. As instruções normativas foram desenvolvidas pela secretaria municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em conjunto com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Essas normas já existiam anteriormente, regidas por um decreto municipal. Porém o trabalho da Smapa e das entidades foi o de delimitar melhor as disposições visando a uma compreensão mais fácil por parte dos produtores. Agora, as instruções normativas ficaram divididas em cinco segmentos: granja avícola; fábrica de produtos suínos, fábrica de conservas de produtos cárneos e entreposto de carnes e derivados; casa do mel; fábrica de laticínios; e entrepostos de produtos de origem animal.

"As normas técnicas orientam o futuro empreendedor a construir o estabelecimento de forma adequada à legislação, assim como também se aplicam para aqueles proprietários que pretendem reformar estabelecimentos já existentes. São ferramentas que ajudam a reduzir as dúvidas na hora de projetar uma agroindústria. Antes, os agricultores não compreendiam claramente o decreto, e, após as mudanças feitas pela Smapa, as normas foram delimitadas para facilitar o entendimento", explica Marília Campos, diretora do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (Copas-Poa) da secretaria.

Ricardo Capelli, assistente técnico regional da Emater, elogiou a iniciativa da Smapa. "Quando fomos convidados pela secretaria para integrar esse grupo, nos dispomos a colaborar com o nosso conhecimento e experiência. Foi um trabalho longo, elaboramos essas instruções depois de diversas reuniões. As normas vêm para introduzir facilidades na instalação e adequação das agroindústrias, ao mesmo tempo em que se cuida da higiene e sanitização do espaço de produção", disse.

As agroindústrias de Caxias do Sul que já estiverem registradas e funcionando sob inspeção sanitária do Copas-Poa deverão obedecer às normas técnicas por ocasião de futuras reformas ou quando o órgão de inspeção sanitária julgar necessário. Além disso, o órgão só concederá registro a esses estabelecimentos quando seus projetos de construção forem, previamente, aprovados pela Smapa.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br