COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 14/05/2019. Alterada em 15/05 às 03h00min

SÃO BORJA: Prefeitura orienta sobre podas na arborização urbana

O atual período é normalmente observado para a realização de operações de podas na arborização da cidade. Pelas orientações técnicas, o procedimento é adotado nos meses de maio até agosto. A secretaria municipal de Meio Ambiente, no entanto, repassa algumas orientações práticas que precisam ser seguidas.

 Sempre que a poda for feita em propriedade privada, antes é necessário obter autorização do Meio Ambiente. O diretor de serviços no setor, Wagner Galle Caetano, informa que nenhuma cobrança ou forma de compensação é aplicada. Cada solicitação, porém, é cadastrada, sendo repassadas orientações sobra a forma adequada de realização dos serviços.

 Outra orientação é que galhos e demais resíduos resultantes das podas em propriedades particulares devem ser recolhidos diretamente pelos responsáveis pela propriedade. A Secretaria de Serviços Urbanos, que em outros anos fazia o recolhimento, informa que, no momento, não dispõe de sistema operacional suficiente para atender aos pedidos.

 Quanto a operações de poda em vias públicas, incluindo praças, serão tarefas das equipes da secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Mas também moradores próximos a esses locais podem executar o serviço, se desejarem. Para isso, entretanto, precisam ter autorização da secretaria de Meio Ambiente.

 Quanto ao plantio de novas árvores na cidade na cidade, são previstas ações pontuais nas próximas semanas. Também está prevista a distribuição de mudas à população. Isso deve ocorrer, principalmente, durante a Semana do Meio Ambiente, cuja programação será desenvolvida de 1 a 5 de junho.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300