OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CAXIAS DO SUL 14 de Maio de 2019 às 03:00.

Prefeitura apresenta projeto para revitalizar praça Dante Alighieri

Local terá melhorias como museu a céu aberto e palco fixo para eventos

Local terá melhorias como museu a céu aberto e palco fixo para eventos


/MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A prefeitura de Caxias do Sul apresentou oficialmente o projeto de requalificação da praça Dante Alighieri, na quinta-feira. A apresentação foi conduzida pela arquiteta responsável pelo anteprojeto, Akemi Inamoto, e acompanhada pelos secretários municipais das pastas envolvidas com o projeto.

A prefeitura de Caxias do Sul apresentou oficialmente o projeto de requalificação da praça Dante Alighieri, na quinta-feira. A apresentação foi conduzida pela arquiteta responsável pelo anteprojeto, Akemi Inamoto, e acompanhada pelos secretários municipais das pastas envolvidas com o projeto.

Num primeiro momento, Akemi falou sobre as pesquisas realizadas com a população in loco e via internet a respeito das condições da Praça Dante Alighieri e o que poderia ser melhorado. Baseado nisso, a administração realizou um estudo de requalificação da praça para que ela se torne mais segura, atrativa e funcional. "Nós queremos requalificar o espaço público, fazer melhorias para o caxiense e para o turista. A ideia é revitalizar a essência da praça, favorecendo a vida coletiva e democrática, adequando-a à cidade atual", iniciou Akemi.

Após, ela trouxe uma trajetória histórica da Praça Dante Alighieri, localizada no "coração" de Caxias do Sul, e apresentou os principais conceitos que devem ser trazidos para esse novo projeto. Entre eles, o resgate parcial do traçado que existia no local na década de 30 e a valorização do patrimônio vegetal e cultural, preservando e destacando os monumentos existentes, árvores imunes e o piso de pedras portuguesas.

O anteprojeto traz uma ideia preliminar da proposta de requalificação e prevê algumas novidades para a praça, como um palco fixo para eventos das secretarias e de entidades, piso tátil, playground com brinquedos para crianças de várias idades, espaço pet, museu a céu aberto contando a história da praça, guarita da Guarda Municipal que funcionará 24h, banheiro público familiar e outro para funcionários, espaço de bicicletas de aluguel e pontos de apoio com wi-fi e distribuição de água. Além disso, a Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Marquês do Herval e Doutor Montaury, seria uma rua que promoveria o convívio compartilhando o espaço entre pedestres, veículos e ciclistas.

"Nós queremos requalificar e resgatar a essência da praça, promovendo uma ligação afetiva entre essa estrutura e os usuários. Queremos que a praça abrace e acolha quem passe por ela, restituindo essa sensação de pertencimento aos moradores e comerciantes. O projeto também pretende valorizar o espírito de bem servir ao seu entorno, destacando essa área tão nobre de Caxias do Sul", explica Akemi.

O anteprojeto ainda pode passar por adaptações a partir de sugestões da população e de entidades, que serão avaliadas pela administração municipal.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br