COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 15/05 às 03h00min

SERRA GAÚCHA: Caminhos de Caravaggio passará por cinco cidades da região

Representantes dos municípios participaram da inauguração; percurso total terá 200 quilômetros

Representantes dos municípios participaram da inauguração; percurso total terá 200 quilômetros


/MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Foi lançado, no fim de semana, no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha, o Roteiro Caminhos de Caravaggio. Estiveram presentes os prefeitos e representantes dos cinco municípios que fazem parte do roteiro: Claiton Gonçalves, de Farroupilha; Constantino Orsolin, de Canela; José Carlos Ramos de Almeida, secretário do Turismo de Gramado representando o prefeito José Alfredo de Castilhos Bertolucci; Regis Luis Hahn, de Nova Petrópolis e o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra.

Como um ato simbólico de inauguração do Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores "Fugindo da Genoveva", de Caxias do Sul, percorreu os 200 quilômetros do trajeto em 26 horas. Eles saíram de Canela na manhã da sexta-feira passada e chegaram para o evento no dia seguinte. "O roteiro está muito bom, bem sinalizado. Nós fizemos questão de não conhecer antes o trajeto e nos surpreendemos positivamente com o percurso. Claro, alguns trechos não são fáceis e o caminho exige muita preparação, mas foi muito gratificante. No ano que vem, faremos o roteiro de novo", contou Paulo Sônego, um dos participantes do grupo de corredores. 

 Um vídeo de apresentação do roteiro foi mostrado durante o evento, na presença dos secretários de Turismo das cinco cidades. A titular da secretaria municipal do Turismo (Semtur) de Caxias do Sul, Renata Carraro ressaltou o trabalho dos envolvidos. "Quero agradecer a todos os colegas das pastas de Turismo e aos secretários que, incansavelmente, dedicaram seu tempo em reuniões e encontros para que o Roteiro Caminhos de Caravaggio saísse do papel", relatou Renata. Durante a cerimônia, também foram apresentados os materiais gráficos da rota, como o guia oficial do peregrino, fôlder e passaporte. O guia traz diversas orientações de como fazer a caminhada, onde se hospedar, pontos de apoio e onde se alimentar, entre outras. Esse material estará disponível nos santuários, nas secretarias de Turismo e em outros pontos que sejam de fácil acesso para os peregrinos.

 A rota Caminhos de Caravaggio liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. O roteiro de âmbito regional conta com, aproximadamente, 200 quilômetros que aproximarão as regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. O roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos variam de 15 a 28 quilômetros e passam por todas as cidades, como uma forma de mostrar aos amantes do esporte as particularidades de cada município. Os passeios podem ser feitos em qualquer dia da semana, e para não se perder, há o auxílio de placas para orientar as pessoas

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300