COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 02/05/2019. Alterada em 03/05 às 03h00min

TEUTÔNIA: Preocupação com uso de medicamentos é tema de campanha municipal

O uso adequado de medicamentos tem sido uma preocupação constante para muitos profissionais da saúde. Orientar a população para que utilize a medicação na dosagem certa, conforme prescrição médica, obedecendo os horários prescritos, como forma de garantir a eficácia do tratamento e prevenir riscos é uma constante que precisar presente no dia a dia.

 Neste sentido, a Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria de Saúde de Teutônia lançou a 1ª Campanha Municipal pelo Uso Racional de Medicamentos. Diversas ações começaram a ser desenvolvidas e se estenderão ao longo de 2019, tanto para a população, quanto aos profissionais que prescrevem a medicação e a aqueles que fazem a dispensa dos mesmos nas farmácias.

 A campanha estará focada no seguinte tripé: prescrição adequada conforme a necessidade do paciente, dispensa correta do medicamento e uso adequado do mesmo pelo paciente. "O uso racional de medicamentos significa ter o medicamento certo, na dose certa e na hora certa. É a melhor forma de garantir a eficácia do tratamento e prevenir riscos", enaltece a farmacêutica Caroline Grohe Schirmer Brandão, da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT).

 O objetivo também é de diminuição de gastos com uso de medicamentos. "Temos muitos casos de desperdício, com medicamentos vencendo na casa das pessoas. Isso é medicação sendo jogado fora, é nosso dinheiro sendo jogado fora. Muitas vezes faltam medicamentos na farmácia justamente por se ter muitos medicamentos sendo jogados fora.", expõe.

 O secretário de Saúde, Hélio Brandão acompanhou a ação e destacou a importância da campanha. "Através da conscientização sobre o uso racional dos medicamentos, enxugamos custos ao mesmo tempo que oportunizamos que mais pessoas possam receber determinados medicamentos. É uma iniciativa de extrema importância para Teutônia", frisou.

 A CFT ainda disponibilizará um profissional de saúde para visitar as comunidades e apresentar uma palestra sobre o tema, desde a prescrição, terapia, armazenamento e descarte adequado.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300