COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 06/05 às 03h00min

CAXIAS DO SUL: Aeroporto Hugo Cantegril registra aumento de 25% no número de passageiros em relação ao ano passado

cidades caxias do sul crédito Leonardo Portella

cidades caxias do sul crédito Leonardo Portella


/LEONARDO PORTELLA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, fechou o primeiro trimestre deste ano com um aumento de 25% no número de passageiros transportados em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano, 56.554 pessoas utilizaram os voos oferecidos pelo terminal caxiense, uma média de 628 passageiros todos os dias. Em 2018, foram 45.072 usuários nos primeiros três meses do ano. O levantamento considera voos comerciais, oferecidos pelas companhias aéreas Azul e Gol, e particulares.

Um dos principais fatores que contribuíram para o crescimento no número de passageiros foi o início da operação de um novo voo para o estado de São Paulo, operado pela Gol desde outubro, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com a nova conexão, a companhia passou de 152 pousos e decolagens no ano passado para 177 em 2019. Também movimentou mais usuários no período: foram 41.095 passageiros transportados entre embarques e desembarques neste ano contra 29.861 em 2018.

Além de dois voos diários para Guarulhos, a Gol oferece também um voo com destino ao Aeroporto de Congonhas. Já a Azul é responsável pela conexão entre Caxias e Campinas. A companhia registrou 67 pousos e decolagens na cidade no trimestre, movimentando pouco mais de 11 mil passageiros entre embarques e desembarques em 2019. De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D'Avila, todos os voos comerciais oferecidos pelo terminal caxiense estão média acima de 85% de ocupação dos assentos.

"Tivemos um acréscimo de 11 mil passageiros no primeiro trimestre e isso demonstra que o nosso trabalho está sendo bem realizado. A comunidade aeroportuária está gostando e utilizando mais os serviços do Hugo Cantergiani. Estamos sempre focados em investir no nosso aeroporto, para que possamos atrair mais companhias aéreas, voos, passageiros e turistas", afirma ele, que também elenca a realização da Festa da Uva, entre fevereiro e março deste ano, como um dos pontos que contribuíram para o incremento na movimentação do terminal.

O terminal caxiense também mira novas melhorias em infraestrutura. Além da cobertura externa, que aguarda um aditivo no contrato para implantação de uma viga metálica para reforçar a estrutura, haverá novos investimentos. Um deles prevê a instalação de um elevador para acesso ao segundo piso. Segundo D'Avila, o elevador será fundamental para ampliar a acessibilidade do prédio, que também recebeu pisos táteis nos últimos anos. Há também a previsão de construção de banheiros na sala de desembarque.

Haverá ainda licitação para a implementação de um novo sistema de monitoramento por câmeras no local, reforçando a segurança dos passageiros e funcionários do terminal. Recentemente, pinturas no pátio e nas torres de iluminação também receberam melhorias.

Os investimentos em infraestrutura são capitaneados pelo Departamento Aeroportuário (DAP), órgão ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Transportes, que administra o terminal em convênio com a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (Smttm)

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300