OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PAVERAMA 02 de Maio de 2019 às 03:00.

Moradores reclamam de coloração esbranquiçada da água

Ar dissolvido seria o problema

Ar dissolvido seria o problema


/PREFEITURA DE PAVERAMA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O fato da água em alguns locais de Paverama em determinados horários sair branca da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações. Muitas vezes, ao abrir a torneira, a água sai esbranquiçada como o leite, o que não é motivo para o consumidor se assustar.

O fato da água em alguns locais de Paverama em determinados horários sair branca da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações. Muitas vezes, ao abrir a torneira, a água sai esbranquiçada como o leite, o que não é motivo para o consumidor se assustar.

Segundo Márcio Amaral, técnico responsável pelo tratamento de água do Departamento Municipal de Abastecimento de Água de Paverama (Demaap), isso ocorre devido à liberação do ar dissolvido na água e não a produtos químicos. Ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que no encanamento e o ar dissolvido é liberado.

Situações assim são comuns quando o abastecimento de água é interrompido para manutenção. "Parte da nossa rede é bem antiga. Por isso temos constantes rompimentos e a necessidade de manutenções corretivas. Com isso ocorre a incidência de "água branca" porque muitas vezes acaba entrando ar nas tubulações durante a manutenção. Pode demorar até que este ar possa finalmente sair", disse Amaral. Ao retornar o abastecimento, a tubulação está cheia de ar, o que causa a água esbranquiçada. Assim que o ar sai por completo à água volta a ser incolor.

Nos poços do Demaap, o tratamento da água é feito somente através de cloração, e o cloro quando adicionado na água é incolor, mesmo em concentrações elevadas. Se mesmo assim houver algum receio, é aconselhado deixar a água branca em repouso para, dentro de alguns minutos, observar bolhas de ar subirem até à superfície e desaparecem, tornando a água de novo clara e transparente. Este fenômeno não tem qualquer influência na qualidade da água.

Para diminuir esse fato, o morador poderá fechar um pouco a pressão da água direto no registro da entrada da casa. Através de convênio com laboratório reconhecido segundo a norma ISO/IEC 17025, mensalmente são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas que atestam a qualidade da água. As melhorias que estão sendo implantadas nos sistemas de captação e distribuição mostram seu comprometimento.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br