COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 24/04/2019. Alterada em 26/04 às 03h00min

ESTEIO: Alunos de escolas municipais terão atividades em quartel

Até novembro, 92 estudantes farão atividades esportivas após as aulas

Até novembro, 92 estudantes farão atividades esportivas após as aulas


/DJALMA CORREA PACHECO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Noventa e dois alunos de seis escolas municipais de Educação Básica de Esteio iniciaram nesta semana as atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp), executado no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (18º BIMtz). Até novembro, os estudantes vão participar de atividades lúdicas, educativas, de saúde e, principalmente, esportivas na sede da unidade do Exército em Sapucaia do Sul. Além disso, os meninos e meninas vão ganhar almoço e lanche nos três dias da semana que participarão do programa e serão buscados e levados nas escolas onde estudam.

 Em seu pronunciamento durante a formatura, o coronel Italo Maineri Júnior destacou a importância do Profesp, vertente do programa Segundo Tempo, executado pelo Ministério da Defesa em conjunto com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. "Quero dizer a vocês, alunos, que aqui serão bem recebidos, terão uma alimentação de qualidade e receberão orientações importantes sobre a vida e sobre os esportes", disse. "Tenho certeza que teremos jovens bem preparados e, quem sabe, no futuro, poderão representar Esteio em competições como os Jogos Olímpicos e outros eventos esportivos mundiais", ressaltou.

 Até novembro, toda terça, quarta e quinta-feira, os 92 estudantes dos colégios militares Maria Lygia, Luiza Fraga, Dulce Moraes, Eva Karnal, Santo Inácio e Érico Veríssimo serão buscados nas escolas no final da manhã. Ao chegar na sede do batalhão, os alunos almoçarão. Depois, terão atividades complementares de educação (moral e cívica, dinâmica de grupo, acompanhamento psicológico, reforço escolar, jogos lúdicos e conhecimentos sobre a rotina militar) e práticas esportivas coletivas (futebol, vôlei, handebol, basquete e futsal) e individuais (atletismo, orientação e lutas).

 Em 2018, cerca de 40 alunos, das Escolas Municipais Santo Inácio e Maria Lygia Andrade Haack participaram da iniciativa. O Exército é responsável pela execução do programa e a Prefeitura apoia com o transporte dos alunos e a disponibilização de profissionais da área de educação física. O objetivo do Profesp é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, além de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. 

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300