COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 24/04 às 03h00min

SANTA CRUZ DO SUL: Crianças e adolescentes conhecem habilidades da engenharia em projeto

No local, cerca de 40 mil peças alemãs estão disponíveis para uso

No local, cerca de 40 mil peças alemãs estão disponíveis para uso


/UNISC/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Vinculado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o projeto de extensão "Re_Inventar" visa incentivar o interesse dos alunos a partir do sexto ano do Ensino Fundamental pelos conhecimentos em engenharia, desenvolvendo habilidades relacionadas às Ciências Exatas. As oficinas ocorrem nas terças e quartas-feiras, em dois horários, das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h -, no laboratório de Desenvolvimento de Produtos. No local, cerca de 40 mil peças alemãs estão disponíveis para a montagem dos mais variados projetos.

Durante as atividades, os participantes montam kits com diversas peças, que possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. As aulas são ministradas pelos tutores e engenheiros mecânicos Cássio Dênis de Oliveira e Ítalo Rosa Policena, que contam com o auxílio de três bolsistas de graduação. "Desenvolvemos os conceitos de todos os cursos de engenharia e verificamos se os alunos têm aptidão para seguir nessa área", destaca Policena.

O projeto está em andamento desde 2013 e é coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Jorge André Ribas Moraes e Adriano Bombardieri, e pelo professor do Departamento de Química e Física, Bachir Hallouche. "A proposta é promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os bolsistas do projeto e os alunos sobre os cursos de graduação da Unisc, valorizar o comprometimento com o trabalho em equipe e favorecer a socialização dos participantes", explica Moraes.

Com o auxílio de manuais que indicam a ordem sequencial das montagens, os estudantes criam projetos como guindastes, pontes, aerogeradores, robôs articulados e móveis, carros com controle remoto, entre outros. Por meio dos kits, há o relacionamento dos projetos desenvolvidos com situações e conceitos reais de engenharia, onde os tutores exploram os conteúdos de forma lúdica com os participantes. "Desse modo, eles podem conhecer a realidade e os desafios dos profissionais de cada área da engenharia, o que contribui para a possível opção de cursar esse ou outro curso das Ciências Exatas", comenta Moraes.

As turmas são de, no máximo, seis alunos e os interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (51) 3717-7633 e 3717-7545 (com Ítalo ou Cássio). As turmas serão preenchidas de acordo com o número de vagas disponibilizadas.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300